2014-04-25

'Estou ensinando as rotinas da empresa para os filhos do dono e agora estou com medo de perder o emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/04/2014, com um ouvinte que trabalha em uma empresa familiar e está com receio de que os filhos do dono o substituam.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou ensinando as rotinas da empresa para os filhos do dono e agora estou com medo de perder o emprego'

empresa familiar

Um ouvinte escreve: "Trabalho há quatro anos em um escritório de advocacia, que me trouxe um bom crescimento profissional e me garante uma boa renda mensal. Acontece que o dono do escritório tem dois filhos, um que está terminando o curso de Direito e outro que vai começar o último ano. O dono decidiu trazer os filhos para trabalhar com ele e me pediu para ensinar aos dois, todas as rotinas do escritório. Isso me deixou muito preocupado. Seria uma indicação de que ele pretende, em breve tempo, me substituir pelos filhos?"

Bom, eu não descartaria essa possibilidade pelo óbvio fato de que em uma empresa familiar, quase sempre a prioridade é dada aos membros da própria família. Mas você pode também olhar para a situação pelo lado positivo. Com mais profissionais trabalhando, o escritório tende a se expandir.

Além disso, o fato de você ensinar rotinas a alguém não significa que a pessoa aprenderá ao mesmo tempo a parte que não está nas rotinas, aquela que um profissional só adquire através da experiência, do relacionamento e do bom senso. Portanto, você ainda dispõe de tempo, porque duvido que o dono tome a precipitada decisão de trocar alguém experiente por alguém verde, sem antes testar a competência dos recém-chegados.

O que talvez possa vir a preocupá-lo, daqui a um ano, seria aquilo que o dono ansiosamente espera: que os filhos dele sejam uma maravilha e demonstrem com resultados que podem ocupar o seu lugar. Aí, tudo depende de quanto você confia em si mesmo. Você tem tempo suficiente para provar que não só merece ficar, como ainda a ser promovido como chefe dos filhos do dono.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin