2014-04-23

Não consigo encontrar emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/04/2014, sobre estatísticas de desemprego e suas metodologias.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Não consigo encontrar emprego

desemprego mercado de trabalho

Uma ouvinte escreve: "Nos últimos anos, tenho visto várias estatísticas mostrando um baixo índice de desemprego no Brasil. Só que eu estou procurando emprego faz quase um ano e não consigo encontrar. Não entendo o que está acontecendo comigo."

Vamos lá. O que está acontecendo chama "metodologia de pesquisa". O índice atual de desemprego está por volta de 6% no Brasil e de 26% na Espanha, para citar um exemplo do exterior. As metodologias, porém, são diferentes.

Na Espanha, 26% da população com idade para trabalhar não está trabalhando. No Brasil, os 6% representam apenas aqueles que estão procurando emprego e não encontram, como é o seu caso. Se a metodologia brasileira fosse igual a espanhola, o nosso índice de desemprego seria maior que o espanhol. Um em cada três brasileiros com idade para trabalhar não está oficialmente empregado.

Os motivos são diversos. Há muitas donas de casa que não trabalham. Há um contingente de famílias sendo sustentado por benefícios oficiais. E há também bastante gente que simplesmente desistiu de continuar procurando emprego e achou um bico temporário para se manter.

O resumo de tudo isso é que não temos um mercado de trabalho aquecido, o que aconteceria se o índice de desemprego fosse realmente de 6%. Em realidade, o número de boas vagas oferecidas tem sido pequeno para o número de candidatos, o que torna a procura mais demorada. Mas por outro lado, 94% das pessoas que querem trabalhar estão empregadas. E em breve, você será uma delas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: