2014-04-28

'Passar muito tempo em uma empresa pode ser um fator negativo em minha vida profissional?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/04/2014, sobre se passar muito tempo em uma empresa é bom ou ruim para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Passar muito tempo em uma empresa pode ser um fator negativo em minha vida profissional?'

mudar de emprego procurando

Uma ouvinte escreve: "Estou há 12 anos na mesma empresa. Não considero que seja um tempo exagerado, mas me tornei a funcionária mais antiga da empresa. Tenho percebido que as pessoas vêm mudando de emprego cada vez com mais constância. Eu tenho uma amiga que se formou comigo e que já está no oitavo emprego em 12 anos. Pergunto se passar muito tempo em uma mesma empresa pode vir a ser um fator negativo em minha vida profissional?"

Bom, se você tivesse escrito que passou por 10 empregos em 10 anos, a resposta seria a mesma que vou lhe dar: o tempo de casa não tem nenhuma importância quando alguém toma a decisão de procurar outro emprego.

Os três fatores que precisam ser avaliados são estes: o primeiro é a remuneração, que é a soma do salário e dos benefícios oferecidos. O segundo é o ambiente de trabalho. E o terceiro são as oportunidades de carreira, em médio e em longo prazo.

Muda-se de emprego quando esses três fatores, ou no mínimo dois deles, serão melhores em uma outra empresa. Mudar por um só, normalmente causa arrependimentos quase imediatos. Ou seja, uma proposta para ganhar 5% a mais pode parecer uma oportunidade de crescimento, mas sem os dois outros fatores, pode vir a ser uma furada.

Estar há 12 anos na mesma empresa não é necessariamente bom ou ruim. Se você procurar e encontrar outro lugar que lhe ofereça melhores condições de remuneração, ambiente e oportunidades, isso quer dizer que você passou tempo demais na empresa atual. Se não encontrar, significa que você está no lugar certo e que não deve mudar só porque os outros estão mudando.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: