2014-04-29

'Como destacar um curso de curta duração no currículo?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/04/2014, com um ouvinte que pergunta se destacar um curso de curta duração irá acrescentar algo a seu currículo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como destacar um curso de curta duração no currículo?'

currículo

Um ouvinte escreve: "Fiz um curso de curta duração. No total foram apenas oito horas, mas divididas em oito aulas, uma por semana. Portanto, levei dois meses para concluí-lo. Se eu mencionar no currículo os dois meses, mas não as oito horas, isso adicionará algo a meu currículo?"

Sem dúvida. Qualquer curso adiciona algo. E alguns possuem um valor que não é proporcional ao tempo despendido. Um curso de primeiros socorros, por exemplo, pode durar só uma hora, mas um dia poderá ajudá-lo a salvar uma vida.

O problema do seu currículo é outro. Se você precisa destacar nele um curso de curtíssima duração, isso quer dizer que estão lhe faltando cursos para tornar o seu currículo mais atraente. De modo geral, coloca-se com destaque no currículo a graduação técnica ou superior, e outros cursos que impressionam a quem for ler, como uma pós-graduação ou um curso que tenha direção direta com a vaga pretendida.

Todos os demais cursos, sejam eles quantos forem, seriam listados numa única linha, da seguinte forma: "15 cursos de especialização ou atualização, conforme relação anexa." Aí, o avaliador irá se interessar em ler o anexo.

Ao destacar um único curso, principalmente se a relevância dele para a obtenção de uma vaga for mínima, o autor do currículo estaria confessando que precisa encher linguiça.

Minha sugestão: faça do curso mencionado, o primeiro de uma série. Uma relação de dez cursos, qualquer que seja o tempo, em horas ou meses, de cada um deles, mostrará o seu interesse em continuar se aperfeiçoando. E isso sim, irá impressionar a quem for avaliar as suas qualificações.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: