2014-04-10

'Não quero mais buscar café para minha gerente' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/04/2014, com um ouvinte que é obrigado pela chefe a ir buscar café e pão de queijo para ela todo dia.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não quero mais buscar café para minha gerente'

café e pão de queijo

Um ouvinte escreve: "Todos os dias, a minha gerente chega atrasada ao trabalho. E assim que entra no escritório, me pede para ir buscar café e pão de queijo para ela, na lanchonete vizinha a empresa. Eu sou sempre a vítima porque a minha mesa é a mais próxima da sala dela. Qual seria a melhor maneira de eu dizer para minha gerente que essas tarefas não constam na minha descrição de funções profissionais e, portanto, não quero ser mais usado como estafeta?"

Bom, você pode levar o caso ao setor de recursos humanos, caso a sua empresa tenha um que seja forte e competente, capaz de impôr regras e evitar retaliações.

Se não tiver, você pode explicar à sua gerente que se sente constrangido em ser o único a buscar café e pão de queijo. E sugerir que ela escolha um funcionário diferente por dia para essa relevante tarefa.

Ou então você pode pedir para mudar de mesa, para uma mesa distante da sala da gerente, usando como argumento sua necessidade de ficar perto da janela porque você tem deficiência de vitamina D.

Você pode também olhar a situação de outra maneira e se perguntar o que lhe custa atender à solicitação e o que você pode estar ganhando com ela. Na parte do custo, se você estiver sendo humilhado ou gozado por algum colega, basta dizer à sua gerente que esse colega gostaria de ser o eleito para buscar o café dela.

Na parte do ganho, você certamente está acumulando algum crédito que poderá utilizar no futuro. Por exemplo, uma falta abonada ao trabalho, que você poderia aproveitar para fazer uma entrevista em outra empresa, uma em que a gerente seja pontual e já chegue de casa com o café tomado.

Max Gehringer, para CBN.


Um comentário:

CintiaYamane disse...

"para essa relevante tarefa"... XD