2014-04-02

'Estou trabalhando dobrado após reestruturação da empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/04/2014, com uma ouvinte que depois de uma reestruturação está trabalhando dobrado, mas não teve nenhum ganho financeiro.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou trabalhando dobrado após reestruturação da empresa'

mulher cansada no trabalho

"Meu problema é o seguinte", escreve uma ouvinte. "Minha empresa promoveu uma reestruturação faz três meses. O resultado dela é que o meu setor, que tinha sete funcionárias, ficou com apenas três. Como o trabalho do setor não diminuiu, o que aconteceu é que estou tendo que trabalhar dobrado. Se meu salário também tivesse dobrado, eu até poderia suportar a carga extra de trabalho, mas não recebi nem um único centavo de aumento. Por lei, eu teria direito de dizer a meu chefe que quero voltar a fazer somente o que fazia antes?"

Bom, se você ler seu contrato de trabalho, descobrirá que não. Ao ser contratada, você concordou em trabalhar durante um determinado número de horas, em um determinado setor, para fazer um determinado trabalho. O que o contrato não determina é o volume desse trabalho a ser executado.

Se você levar essa situação até a justiça trabalhista, a empresa poderá simplesmente alegar que havia gente sobrando no setor e que por isso o quadro foi reestruturado. E essa alegação não deixa, de certa forma, de ser confirmada pelo fato de você mesma ter afirmado que poderia executar o trabalho se ganhasse mais.

Agora, mesmo que a lei possa não estar a seu favor, você tem o direito moral, juntamente com suas duas colegas que ficaram, de chegar no chefe e pedir um reajuste.

Talvez a reestruturação, que na verdade nada mais foi que um corte no quadro de pessoal, tenha ocorrido porque a empresa passa por dificuldades financeiras. Mas pode ser também que exista uma possibilidade de um aumento ser concedido. E vocês somente saberão se forem pedí-lo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: