2014-04-17

'Não posso perder meu emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/04/2014, com um ouvinte que descobriu que seu salário está acima do mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não posso perder meu emprego'

salário mercado de trabalho

Um ouvinte escreve: "Depois de passar 19 anos na mesma empresa, cheguei àquele ponto em que tudo parece rotineiro e sem graça. Decidi então procurar outro emprego e tive duas surpresas. Uma boa, que foi a ótima quantidade de respostas. Em dois meses fui chamado para cinco entrevistas, três delas em multinacionais. A má surpresa foi que descobri que o meu salário está acima do mercado. As propostas que eu recebi, para fazer a mesma coisa que faço, não chegam nem a 60% do que eu ganho. Conclusão: eu antes estava desinteressado e agora fiquei assustado. Tenho 46 anos e descobri que não posso ficar sem meu emprego atual porque não vou conseguir outro com o mesmo salário. Há algo que eu possa fazer?"

Sim. Cursos para se manter atualizado e não perder o emprego atual. Sua situação é comum para profissionais na sua faixa de idade e que já estão há muito tempo na mesma empresa e na mesma função. Com o passar dos anos, os dissídios acumulados vão elevando o salário de um funcionário, mas não elevam a faixa do mercado para a função em si. Como há mais candidatos bons do que boas vagas, os salários iniciais vêm sofrendo um sistemático achatamento. Há dez anos, pagava-se para um auxiliar administrativo mais ou menos o que se paga hoje.

Foi isso que você descobriu e que está lhe deixando assustado. Mas encare a situação pelo lado positivo. Muita gente somente descobre tudo isso depois de perder o emprego. Você está empregado e, aparentemente, a sua empresa não cogita dispensá-lo. O choque do mercado barato certamente lhe devolverá parte do interesse que você havia perdido. Então, no fim, você saiu no lucro.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: