2014-05-30

'Vou abrir meu negócio próprio e gostaria de alguns conselhos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/05/2014, com uma lista de quatro coisas que podem acontecer a um novo negócio, e que um empreendedor precisa estar preparado para resolver.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Vou abrir meu negócio próprio e gostaria de alguns conselhos'

nova empresa

"Estou para começar o meu próprio negócio, uma loja", escreve um ouvinte. "Investi nela todas as minhas economias, além de ter que pegar algum dinheiro emprestado. E gostaria de ouvir alguns conselhos seus antes de abrir as portas."

Vamos lá. De modo geral, empreendedores que partem para o primeiro negócio próprio possuem algumas características que são culturalmente inerentes ao povo brasileiro. Dentre elas, muito otimismo na avaliação prévia dos riscos.

Vou então lhe dar uma pequena lista de coisas que podem acontecer e para as quais você precisa estar antecipadamente preparado.

Primeira: se parte de suas vendas forem a crédito, nem todos os clientes irão pagar no dia devido.

Segunda: se você contratar funcionários, nem todos irão encarar o trabalho com a devida seriedade.

Terceira: se você tiver concorrentes nas redondezas, praticamente todos eles irão pensar em artimanhas para que você tenha o mínimo possível de clientes.

Quarta: se você gastar tudo o que faturar, em vez de ir formando uma pequena reserva a cada mês, em algum momento você terá que pedir mais empréstimos para manter o negócio aberto.

Esses são os quatro principais fatores que levam metade dos novos empreendedores a desistir antes do segundo ano. Porém, olhando pelo lado positivo, a outra metade dá certo. E 50% de possibilidade de sucesso é um número que pode parecer ruim a primeira vista, mas é muito bom. Se você ficar atento, desde já, a tudo o que pode dar errado, suas chances de dar certo aumentam consideravelmente.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: