2014-05-30

'Gostaria de ter experiências em outros setores da empresa, mas sem contrariar meu chefe' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/05/2014, com um ouvinte que quer ter experiências profissionais em outras áreas da empresa, mas seu chefe direto não lhe libera.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Gostaria de ter experiências em outros setores da empresa, mas sem contrariar meu chefe'

setores áreas da empresa

Um ouvinte escreve: "Nos últimos seis meses recebi dois convites para mudar de setor na empresa em que trabalho. Mas, em ambos os casos, meu chefe se recusou a me liberar. Depois do segundo convite, meu chefe conversou comigo e me disse para ter um pouco de paciência, porque haveria oportunidades para mim no setor em que estou. Eu gostaria muito de ter uma experiência em outro setor, mas não sei se contrariar o meu chefe seria uma atitude recomendável."

Bom, vamos tentar separar as duas causas prováveis da recusa do seu chefe. A primeira, boa, é que ele realmente tenha planos de curto prazo para você. E a segunda, ruim, é que ele esteja apenas lhe engabelando, porque você é um subordinado exemplar e seu chefe prefere prejudicar a sua carreira a procurar um eventual substituto para você.

Portanto, antes de qualquer outra coisa, você precisa descobrir com que tipo de chefe está lidando. Ele tem um histórico de fazer promessas e cumpri-las? No passado, ele já liberou algum funcionário para outra área? Se a resposta for "sim", vale a pena você ter aquela dose extra de paciência que ele recomendou.

Agora, se a resposta for "não", ou seja, se você corre mesmo o risco de mofar onde está, só porque é bom, você deve esperar uns dois ou três meses e aí começar a cobrar a promessa que seu chefe lhe fez. Mas faça isso da maneira mais amigável possível, solicitando uma conversa com ele para falar do seu futuro. Se ele continuar enrolando, uma solução seria você conseguir uma oferta de emprego em outra empresa e usá-la para barganhar a sua permanência. Em seu próprio setor ou em outro.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: