2014-05-30

'Fiz gestão de logística, mas não sei em quais vagas essa formação se encaixa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/05/2014, sobre quais vagas uma pessoa que estudou gestão de logística pode almejar nas empresas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fiz gestão de logística, mas não sei em quais vagas essa formação se encaixa'

gestão de logística

Escreve um ouvinte: "Eu me formei em um curso de Gestão em Logística. Pergunto: em que tipo de vagas se encaixa essa formação? Em minha busca por uma colocação na área, só encontrei vagas de auxiliar e assistente, para executar tarefas burocráticas. No curso que fiz, aprendi muito mais do que isso. Mas até agora não vi nenhum anúncio de emprego para gestor de logística e não conheço nenhuma empresa que tenha uma função com esse nome. A minha dúvida é: fui ou não preparado para ser um gestor?"

Vamos lá. Na nomenclatura das empresas, um gestor é um profissional que ocupa um cargo de chefia e que tem subordinados diretos. E nenhum curso, seja ele de logística ou qualquer outro, prepara um formando para ser admitido já como chefe, sem antes passar pelo processo normal de ser um subordinado, mostrar aptidões e demonstrar no dia a dia que possui a liderança e a postura que são exigidas de um chefe.

A vaga que você vem procurando, e que existe nas empresas, é a de encarregado de logística, uma função que inclui a gestão de pessoas e a gestão técnica, administrativa e financeira de um setor de logística. Mas você não irá chegar a ela sem antes passar pelo estágio inicial de auxiliar ou assistente.

Não é que os cursos de gestão estejam enganando quem opta por eles. De fato, o formando recebe informações necessárias para um dia vir a se tornar um gestor. Mas, para as empresas, isso só irá acontecer depois que o formando mostrar que possui outras habilidades que o curso não ensina, como convivência, adaptação e, principalmente, resultados práticos.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: