2014-05-30

'Posso pedir um aumento de salário por e-mail?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/05/2014, com um ouvinte que se expressa melhor escrevendo do que falando, e por isso quer pedir um aumento por e-mail.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Posso pedir um aumento de salário por e-mail?'

e-mail dinheiro

Um ouvinte escreve: "Eu sempre me expressei muito melhor escrevendo do que falando. E por isso pergunto se eu poderia solicitar a meu superior um aumento de salário por e-mail?"

Sim, você pode. Desde que o contato diário com esse seu superior seja normalmente através do e-mail, e não predominantemente por telefone ou pessoalmente.

Por outro lado, o seu superior conhece você e deve saber dessa sua preferência pela comunicação escrita. E, portanto, ele não iria estranhar se você escrevesse. Além disso, o e-mail lhe permite ser mais conciso e lhe dá a vantagem adicional de poder listar todos os seus argumentos sem ser interrompido.

Ao escrever, eu sugiro que você vá direto ao ponto, solicitando o aumento logo na primeira linha, e não no fim da mensagem. E listando, em linhas separadas, cada um dos motivos para que o aumento lhe seja concedido. Esses motivos devem ser, preferencialmente, mensuráveis e não emocionais, como por exemplo, "sempre fui um funcionário dedicado e motivado". Isso cabe a seu superior decidir.

Também é importante que você não utilize argumentos pessoais, como a sua situação financeira, porque esse é um problema seu e não da empresa.

Eu espero que você consiga o aumento. Mas permita-me sugerir que você faça, o mais rapidamente possível, um curso de expressão verbal. Aprimorar a maneira como você se comunica falando é uma necessidade que nada tem a ver com o aumento, mas com toda a sua vida profissional. O pedido de aumento pode ser feito por escrito, mas muitas outras coisas em sua carreira, não poderão.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: