2014-05-09

Superintendente contratado para melhorar os resultados não entende do negócio - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/05/2014, com uma ouvinte cuja empresa contratou um superintendente para melhorar os resultados.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Superintendente contratado para melhorar os resultados não entende do negócio

consultores

Uma ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa de porte médio do ramo alimentício. Como nossos resultados não têm sido dos melhores de três anos para cá, o dono decidiu contratar um superintendente para tentar reverter o quadro. Acontece que o contratado não tem nem o conhecimento técnico e nem a qualificação para exercer o cargo. Ele veio do setor financeiro, que nada tem a ver com a nossa atividade. Estamos todos preocupados porque ele trouxe uma equipe que fica trancada em uma sala, preparando planilhas, e nós não somos informados sobre o que poderá acontecer. Será que é hora de procurar outro emprego?"

Não, ainda não. Você pode ter razão quanto à parte da formação acadêmica do superintendente, mas seria prematuro afirmar que ele não possui a qualificação necessária para exercer a função.

Além da parte técnica, que de fato é específica conforme o ramo de atividade, existem áreas em que os procedimentos são mais universais, como compras, administração, armazenagem, distribuição. Essas áreas costumam apresentar, em salários e em despesas, metade dos custos da empresa. O que a equipe do superintendente está fazendo é levantar todos os dados para, então, poder decidir onde será possível reduzir gastos.

O mais importante, no momento, é você colaborar com a nova equipe. Colocar-se em princípio contra uma decisão que o dono tomou e com certeza teve motivos para tomar, não irá trazer nenhum benefício para a empresa. E muito menos para você.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: