2014-05-30

'Tenho enormes dificuldades para tomar decisões' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/05/2014, com um ouvinte que tem receio em tomar grandes decisões na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho enormes dificuldades para tomar decisões'

medo de tomar decisões

Um ouvinte escreve: "Estou faz sete anos neste emprego, que é o único que tive na vida. Não tenho muitas queixas em termos de ambiente com os colegas e de tratamento por parte da chefia, mas estou certo de que hoje eu poderia estar bem melhor em termos salariais e de carreira, se tivesse me arriscado mais. Esse é o meu problema. Eu tenho uma dificuldade enorme para decidir. Até já recebi algumas propostas para mudar de emprego, mas passo tanto tempo avaliando cada detalhe, que no fim acabo nem respondendo. O que você sugere que eu faça, já que temo ter que passar a vida inteira neste emprego por falta de coragem?"

Olhando pelo lado bom, muita gente aceita a primeira proposta que aparece e se arrepende em poucos dias por ter mudado. É o caso oposto ao seu, o caso dos apressados ou descuidados, que avaliam somente um aspecto da proposta, e normalmente aquele aspecto que acham que deveriam ter no emprego atual e não têm, mas deixam de avaliar o que têm no emprego presente e não teriam no seguinte.

No seu caso, o seu excessivo cuidado acaba fazendo com que você deixe passar uma boa proposta por algum motivo banal, como por exemplo, um aumento não muito grande na distância entre a sua casa e o novo emprego.

A minha sugestão seria: mude, mas na primeira mudança, considere apenas propostas de empresas de ramo similar ao seu, para fazer um trabalho semelhante ao que você já faz. Ao mudar com vantagens na primeira vez, você perderá a maior parte do receio para avaliar propostas nas vezes seguintes.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: