2018-05-21

Por que tem tanta gente dando dicas sobre carreira e emprego? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/05/2018, sobre como o mercado anda cheio de gente dando dicas de carreira e emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Por que tem tanta gente dando dicas sobre carreira e emprego?

palestra de emprego carreira

Um ouvinte escreve: "Por que, hoje em dia, tem tanta gente dando dicas sobre carreira e emprego?"

Boa pergunta. Vou lhe dar os quatro motivos principais.

Primeiro: finalidade comercial. A pessoa está tentando vender alguma coisa, como consultoria, livro, palestra ou curso.

Segundo: porque é fácil. A internet permitiu que qualquer pessoa possa expressar livremente sua opinião através de um blog.

Terceiro: por mais visibilidade no mercado. Cada vez mais executivos de empresas têm contratado assessorias de imprensa para propagar textos que eles escrevem.

Quarto: oferta e procura. Se há muita gente falando, é porque há muita gente querendo ouvir.

A questão, como você já deve ter notado, é que dicas sobre um mesmo tema podem ser contraditórias entre si. E esse é exatamente o ponto.

No mercado, há normas indiscutíveis, estabelecidas pela lei trabalhista e pelo contrato de trabalho. Mas o que preocupa a quem busca dicas é a imensidão de regras, escritas ou não, que podem variar de uma empresa para outra, e que abordam temas como desenvolvimento, comportamento e relacionamento. Nesses casos, as dicas expressam vivências pessoais, e não dogmas universais.

Então, se posso colaborar, aqui vai a dica que abrange todas as dicas: ao pesquisar, compare várias fontes, verifique a credibilidade dos autores e, por fim, acredite no único ponto de vista que importa: o seu. Porque só você irá se beneficiar com ele ou se arrepender dele.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin