2018-05-14

'Descobri que estava grávida durante o processo seletivo e ainda não informei a empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/05/2018, com uma ouvinte que descobriu que estava grávida durante um processo seletivo, mas não contou isso e depois foi contratada.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Descobri que estava grávida durante o processo seletivo e ainda não informei a empresa'

gravidez no trabalho

Uma ouvinte escreve: "Durante um processo seletivo do qual eu estava participando, descobri que estava grávida. Fiquei em dúvida se devia informar à empresa essa minha condição, mas por fim fui contratada e agora estou com um dilema: como posso mencionar a minha gravidez sem dar a impressão de má-fé, estando ainda no período de experiência?"

Começando pelo fim: já existe o entendimento dos tribunais de que gestantes em período de experiência têm direito à estabilidade prevista em lei. Não importa se a gravidez ocorreu antes da contratação ou depois dela. Portanto você não poderá ser demitida até o final da licença-maternidade.

Quanto a reação que o seu chefe irá ter ao ser comunicado, não tenho como lhe dizer. Se você está em uma empresa socialmente responsável, ninguém irá censurá-la ou levantar dúvidas quanto à sua integridade.

Já se a empresa não tiver esse esperado grau de compromisso social, alguém poderá insinuar que você deveria ter revelado a sua gravidez, mas isso não é verdade. Legalmente você não era obrigada a dizer nada.

Logo, você tem a legislação a seu favor. E talvez possa ter contra um certo ressentimento da empresa, mas não há como mudar o que já foi feito.

Por isso, nem se preocupe em pedir desculpas ou em tentar se explicar. O melhor que você pode fazer é mostrar, todos os dias durante os próximos meses, que a empresa contratou a profissional certa para a função.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin