2018-05-02

Formação superior não garante emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/05/2018, sobre como uma formação superior não é uma garantia de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Formação superior não garante emprego

curso superior

Quatro ouvintes escreveram, colocando situações semelhantes. Eles, que se formaram em cursos superiores, não conseguem emprego na área. Os cursos em questão são Educação Física, Relações Internacionais, Jornalismo e Gestão de Marketing. Eu poderia acrescentar mais uma dúzia de cursos a essa lista, mas vamos aos fatos.

Primeiro: ao contrário do que muitos jovens acreditam ao escolher um curso, e seus pais mais ainda, ter um diploma de curso superior não é garantia de emprego na área de formação.

Segundo: as listas de profissões do futuro que aparecem todos os anos, precisam ser interpretadas com cuidado. Uma profissão que esteja em alta no momento em que um estudante começa um curso, poderá não estar mais quando ele o conclui. Por exemplo, quem optou por Hotelaria, quando o Brasil ainda se preparava para promover a Copa e as Olimpíadas, está tendo dificuldade para se empregar agora.

Terceiro: é preciso saber qual é a fonte das pesquisas. Muitas são traduções de publicações dos Estados Unidos, onde as exigências do mercado são bem diferentes das nossas.

Então, duas conclusões. O que está faltando no mercado brasileiro são técnicos. Eles conseguem emprego mais facilmente devido a carência de oferta, e depois poderão fazer uma faculdade já empregados.

E finalmente, começar a trabalhar cedo, aos 16 anos, permitirá ao jovem ter uma visão muito melhor do curso superior a ser escolhido.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: