2009-12-21

As diferenças entre mentor e coach - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/12/2009, sobre as diferenças entre um coach e um mentor.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

As diferenças entre mentor e coach

coach vs mentor
"Sei que você já explicou uma vez", escreve um ouvinte, "mas você poderia explicar de novo, a diferença entre um coach e um mentor?"

Muito bem. Vamos primeiro ao âmago da questão. Imagino que o âmago deva ser aquela parte que fica entre pâncreas e o duodeno, mas isso não tem importância nesse momento.

No fundo, um coach e um mentor fazem basicamente a mesma coisa: dão conselhos sobre carreira. Na prática, a diferença está no preço.

Quase sempre, um mentor é alguém da própria empresa. Um profissional com uma vasta experiência, que já acertou e errou o suficiente na vida, para se tornar o conselheiro pessoal de um jovem que mostra potencial para assumir funções mais importantes no futuro.

Em várias empresas que eu conheço, os mentores são apontados pela própria direção. O mentor não diz o que o jovem com potencial deve fazer. Ele apenas oferece sugestões, eventualmente de cursos, mas principalmente de comportamento, para que o jovem possa pensar e avaliar.

Já um coach, quase sempre, é alguém de fora da empresa. É um consultor especializado. E como o nome sugere, é alguém que cobra por seu serviço de aconselhamento de carreira. O cliente do coach irá passar por uma avaliação psicológica, um teste vocacional, uma série de entrevistas, e depois ouvirá recomendações sobre os rumos que poderá seguir.

Essas consultorias de coaching tanto podem atender a um profissional que as procure por conta própria, como também a grupos de profissionais selecionados por uma empresa, para participar de um programa específico de aconselhamento.

Antes que um ouvinte me escreva pedindo que eu recomende uma consultoria de coaching, eu me desculpo e informo que não dou recomendações específicas, porque isso tiraria a neutralidade dos meus comentários. Mas quem procurar na internet, encontrará centenas dessas consultorias, e poderá marcar uma conversa inicial, sem compromisso, para avaliar se vale a pena o investimento.

De minha parte, eu gosto mais do mentor designado pela empresa. Porque essa é uma bela maneira de demonstrar publicamente, que a empresa reconhece o inestimável valor da experiência que essas pessoas acumularam.

Maneira que só não é ainda mais bela porque mentores designados por empresas não ganham nada para agregar essa função, às suas tarefas normais. É por isso que muitos mentores terminam abrindo consultorias de coaching.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

CintiaYamane disse...

hahha.. o mentor do heman ai.. XD

CintiaYamane disse...

ou era da sheeha??

Andarilho disse...

Era do He-man.