Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/12/2009, sobre como retornar para a ex-empresa, depois de ter trabalhado para um concorrente.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
Como retornar para a ex-empresa após trabalhar para o concorrente?
Consulta de um ouvinte arrependido: "Faz cinco meses", diz ele, "aceitei uma proposta para me tornar um prestador de serviços autônomo. E pedi demissão da empresa em que eu trabalhava. Só que havia um porém: em minha nova condição, eu iria prestar serviços para duas empresas que eram concorrentes diretas da empresa em que eu trabalhava. Como eu sabia que isso poderia gerar um bate-boca desnecessário na minha saída, eu não deixei claro para minha ex-empresa, onde iria trabalhar.
Bom, passados cinco meses, estou arrependido. Já percebi que o emprego que eu tinha era melhor do que a minha situação atual. Por isso, eu gostaria de retornar à minha ex-empresa. Como posso abordar esse assunto com o meu antigo chefe?"
Quando você diz que não deixou claro qual seria o seu destino, isso pode ser interpretado de duas maneiras. A primeira, você nem disse para onde iria, e nem o que iria fazer. E a segunda, você mentiu. Em ambos os casos, a sua abordagem seria a mesma. Você deve ligar para o ex-chefe e dizer que se arrependeu de ter saído.
O que poderá acontecer quando você ligar? Existem várias possibilidades, e a pior delas é a do seu ex-chefe nem atender à sua ligação. Se você tentar falar com ele três vezes, e em todas elas ouvir a desculpa de que ele está muito ocupado no momento, isso já é uma resposta clara. Ele não perdoou você pela maneira como você saiu, e não quer você de volta. Em casos semelhantes ao seu, que eu já vi, eu diria que essa será a reação mais provável.
Caso você não esteja disposto a passar por essa situação desagradável, você pode ligar para um ex-colega. E pedir para ele sondar se o seu ex-chefe estaria disposto a escutar a sua história.
Existem empresas que têm como norma não recontratar quem pediu demissão. Mas existem outras que oferecem uma nova oportunidade, se o funcionário que saiu era realmente bom.
Em minha avaliação, as suas chances de retornar são pequenas, mas não devem ser descartadas. E para os ouvintes que forem um dia pedir demissão, e quiserem deixar as portas minimamente abertas, fica a dica de que é sempre melhor dizer a verdade na saída. Não são poucas as empresas dispostas a perdoar a quem errou, mas são bem poucas aquelas dispostas a perdoar a quem mentiu.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário