2009-12-06

Filme: Atividade Paranormal

Depois de literalmente semanas de pré-estreias, finalmente estreou oficialmente aqui o filme Atividade Paranormal (ou Paranormal Activity, no original). Filme mediano, mas que deve agradar aos fãs de filmes de fantasmas, como eu.

filme atividade paranormal cartaz pôster
Filmado de maneira quase artesanal, nos moldes do antigo A Bruxa de Blair, Atividade Paranormal nos apresenta o casal Katie e Micah. Micah compra uma câmera pra tentar filmar alguns fenômenos supostamente paranormais que andam acontecendo na casa. E é a visão desta câmera amadora que o filme nos apresenta.

A maior parte das filmagens e dos acontecimentos ocorre de noite, enquanto o casal dorme, já que eles deixam a câmera ligada de madrugada, apontando pro quarto deles. Por causa disso, as imagens são aquelas de filmagens noturnas amadoras, em que a pouca luz esconde a maior parte dos detalhes.

filme atividade paranormal filmagens noite
Essa estética é mais parte das altas restrições orçamentárias do que da vontade dos produtores do filme. Mas essa falta de grana fez com que usassem de grande criatividade pra fazer as "atividades paranormais", o que de certa forma, me agradou (em tempos de filmes recheados de computação gráfica, um susto usando apenas da velha sonoplastia bem feita é interessante).

A princípio o poltergeist é bem light, fazendo pequenos barulhos e movimentando objetos. Mas logo, e especialmente devido ao Micah, que é um dos maiores mala de todos os tempos, o demônio, como no filme é apresentado, se irrita e bota pra quebrar. E qualquer um sabe que não é bom irritar demônios, a não ser que um dos irmãos Winchester esteja do seu lado com sal grosso e uma armadilha de demônio.

filme atividade paranormal retrato rachado
Voltando ao filme, enquanto a pobre Katie vai se perdendo cada vez mais, Micah faz tudo o que é dito para ele não fazer. Sério, o cara é O MALA. Na boa, eu fiquei torcendo pra que o demônio/fantasma/whatever desse logo uma surra no cara.

Atividade Paranormal não é aquele filme assustador que o seu marketing quer nos induzir a acreditar. Ele tem uns bons sustos, mas não vai fazer ninguém (a não ser os muito impressionáveis), perder o sono. É um filme mediano, que vai divertir quem gosta de um "terror de raiz" (aquele em que fantasmas não derramam litros de sangue, mas adoram fazer sons e barulhos de passos).

filme atividade paranormal katie featherstone assustada (Katie, que é alvo da cobiça da entidade demoníaca. Até que ela dá um belo caldo, e até entendo um pouco da fixação do poltergeist.)

No final das contas, eu gostei.

O trailer do filme, que de maneira bem bolada (já que o filme em si não daria um bom trailer), mostra cenas de uma plateia (provavelmente fake, but who cares?) tomando uns sustos durante uma exibição do filme:



Para saber mais: crítica do Omelete.

************

SPOILER

************

Eu gostei mesmo é do final, o Micah levando uma surra. Pô, se eu fosse o demônio, não tinha aguentado tanto esse cara.

2 comentários:

Sardinha Mestre disse...

acabei de sair da sala de cinema... to comendo meu big tasty e tbm achei o cara um mala, mas adorei o filme.

CintiaYamane disse...

eu keria muito ver esse filme.. mas as vezes, cria-se muita expectativa e tal, ai acaba nao sendo como a gente esperava.. mas eu kero ver