2009-12-31

Sobre os conselhos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/12/2009, sobre conselhos para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Sobre os conselhos

ouça conselho
Uma mensagem confessional. Escreve um ouvinte: "Faz dez anos, o meu gerente naquela época, me deu um conselho. Ele me aconselhou a não estudar Direito, porque o mercado estava saturado. Mas, como eu tinha 19 anos e achava que sabia tudo, ignorei o que ele disse e me formei Bacharel em Direito.

Agora, chegando aos 30 anos, percebo que deixei de acatar não só aquele, como muitos outros conselhos que recebi. Em função disso, venho tendo uma carreira profissional errática. Passei por várias empresas e por diversas áreas, sem me fixar em nenhuma. Acredito que eu poderia estar muito melhor do que estou hoje, se tivesse sido mais receptivo ao aconselhamento dos mais antigos."


Bom, sua mensagem não é bem uma consulta, é mais um desabafo ou uma confissão. Mas permita-me exercer o meu direito de discordar.

Eu também ouvi na vida, muitos conselhos e sugestões. Talvez eu tenha acatado 5% deles, se tanto. O resto, assim como você, eu também agradeci e ignorei. O que teria acontecido se eu tivesse seguido 95% dos conselhos que recebi, em vez de 5%? Provavelmente, a minha carreira teria sido uma confusão monumental.

A verdade é que qualquer conselho que recebemos no passado, fará sentido algum dia no futuro, em uma situação específica. Até mesmo dois conselhos totalmente antagônicos entre si, irão fazer todo o sentido algum dia, embora não ao mesmo tempo.

É como no caso dos ditos populares. Um diz: devagar se vai longe. Outro diz: quem espera morre sentado. Qual dos dois seria o mais recomendável para uma carreira? Os dois, mas em momentos diferentes. Se pedimos demissão porque as coisas não estão acontecendo na velocidade que gostaríamos, podemos nos arrepender algum dia por termos sido excessivamente ansiosos. Porém, se não pedimos demissão e esperamos para ver o que acontece, algum dia baterá o arrependimento por nossa acomodação.

Apenas o fato de ter se formado em Direito há 10 anos, não seria suficiente para causar um desvio de percurso tão grande na carreira do nosso ouvinte, a ponto de ela nunca mais entrar nos eixos.

Conselhos são úteis, e é bom ouvi-los. Mas eles não vem com certificado de garantia. O resultado das nossas próprias decisões é que fará com que os conselhos que ouvimos pareçam mais certos ou mais errados.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Feliz 2010!!!!!

Eu te desejo um amor incrível no ano que vai nascer. Além de muita saúde e trabalho, claro.

Beijão,

Bela - A Divorciada