2009-12-03

'Minha empresa pode descobrir que procuro outro emprego?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/12/2009, sobre o envio de currículos enquanto ainda empregado, e o que fazer caso a sua empresa descubra.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Minha empresa pode descobrir que procuro outro emprego?'

enviando currículos
"Tenho a seguinte preocupação", escreve um ouvinte. "Estou enviando currículos para outras empresas. Como a minha função é bem específica e o setor em que eu atuo é constituído por poucas empresas, é para elas que estou encaminhando os meus currículos. Só que, até onde eu sei, essas empresas se comunicam entre si, numa espécie de oligopólio informal. Daí a minha preocupação. Existe o risco de minha empresa descobrir o que estou fazendo? E se ela descobrir, o que pode acontecer?"

Bom, a sua primeira pergunta você mesmo já respondeu. Se as empresas se comunicam, certamente existe o risco. Mas ele não é grande. Na verdade, é bem pequeno. As áreas de recursos humanos são muito profissionais. E parte desse profissionalismo consiste em não dedar para um concorrente direto, o recebimento de um currículo.

Pode até ser que essas empresas tenham feito um acordo informal para não roubar funcionários umas das outras. Mas mesmo neste caso, a possibilidade de você ser dedado é remota. A empresa que recebeu o currículo, fiel ao acordo, simplesmente irá jogá-lo no lixo. E o assunto morre por aí mesmo.

Mas vamos à pior hipótese. Digamos que uma pessoa que recebeu o seu currículo seja amicíssima de uma pessoa de sua empresa. E decida comentar o fato. A sua empresa poderá então fazer uma de duas coisas. A primeira: nada. A segunda: chamar você e perguntar se você está procurando outro emprego.

Aí você precisará ter uma resposta na ponta da língua. Se você está mandando currículos, você sabe exatamente porque os está mandando. Ou você está descontente com o seu salário, ou com o ambiente, ou com a falta de perspectivas.

Ao ser questionado, você tanto pode revelar o que realmente o aflige, ou explicar que "veja bem, estou mandando currículos só pra sentir como anda o mercado". Só que bem pouca gente irá acreditar na segunda hipótese.

O melhor seria você inverter a situação. Fale antes com a sua empresa. Numa boa. Converse com o seu chefe, exponha o que você está sentindo em relação a sua situação profissional, e pergunte para ele se existe algum plano em relação a você.

Se a resposta dele for negativa ou evasiva, aí sim você terá um motivo bem mais sólido para disparar currículos, sem se importar com as consequências. Porque, no final das contas, você não quer ficar e sua empresa não demonstrou interesse em fazer algo especial para que você fique.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

sularien disse...

Comentário aleatório.

Tive um sonho muito bizarro em que vc e o meu tio vinham visitar a minha família. Mas daí vc odiava tudo, brigava conosco e ia embora do nada.

Olha como o meu subconsciente imagina vc: um metido.

Hahaha.

CintiaYamane disse...

aahn a minha colega aki tava contando que o cunhado dela, tava procurando emprego e mandou curriculo pra uma outra empresa. Ai ligaram na empresa onde ele tava, pra perguntar pro chefe dele, as 'referencias'.. dae fudeu.. o chefe dele ficou magoado e mandou ele embora..

Perdido disse...

Bom, não enviei curriculo pra lugar nenhum e vao me mudar de seção