2009-12-29

A empresa precisa de um choque de organização? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/12/2009, sobre o trabalho em pequenas empresas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

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A empresa precisa de um choque de organização?

pequenas empresas
"Trabalho em uma empresa pequenina", escreve um ouvinte. "Somos ao todo 28 funcionários, sendo 19 na produção e 9 em outras tarefas. Eu sou um dos nove. Se eu fosse definir o que faço, eu diria que é uma mistura de vendas, cobrança, administração, troca de lâmpadas queimadas e desentupimento da pia do banheiro, já que a empresa não tem quem cuide dessas coisinhas que só acontecem de vez em quando.

Como não temos uma definição muito clara de quem deve fazer o quê, muitas vezes dois funcionários estão fazendo a mesma coisa. Eu até que ganho razoavelmente bem e admito que o clima na empresa é bom, tanto que nem me lembro quem foi o último funcionário a pedir a conta. Porém, acredito que um choque de organização poderia gerar excelentes resultados. Como convencer o dono da empresa a aceitar que os tempos são outros?"


Bom, você acabou de descrever com exatidão, dezenas de milhares de pequeninas empresas brasileiras. Eu trabalhei em uma delas. Não tínhamos crachá, porque todo mundo conhecia todo mundo. Não tínhamos organograma, porque todo mundo sabia quem mandava. Não tínhamos uma visão de longo prazo, porque empresas pequenas são reativas e dançam conforme a música.

Anos depois, quando me mudei para uma empresa grande e organizada, eu descobri um monte de coisas novas e maravilhosas. Era uma gestão tão profissional, que fazia a minha empresa anterior parecer pré-histórica. Só havia um pequeno senão: o trabalho era tão bem dividido, que qualquer funcionário era dispensável a qualquer momento.

O meu trabalho consistia em preparar relatórios que eu não sabia para que serviam e nem por quem seriam lidos. Em pouco tempo, eu comecei a sentir falta da desorganização da minha ex-empresa, e das decisões que eram tomadas a partir de uma simples conversa de cinco minutos.

Por isso, eu daria uma sugestão ao nosso ouvinte da empresa pequenina. Entre uma troca de lâmpada e um desentupimento de pia, abra a janela, olhe para o céu, respire fundo e diga: "Obrigado, Senhor. Obrigado porque eu ganho bem, tenho um bom ambiente de trabalho, sou muito importante para minha empresa e todo mundo nela sabe disso."

Max Gehringer, para CBN.

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