2009-12-30

Filme: Avatar

Já faz duas semanas que eu fui aos cinemas ver Avatar, mas só agora decidi postar alguma coisa sobre o filme do insano James Cameron (o cara é foda!).

filme avatar poster cartaz
Acho que a maioria já deve ter lido, ou mesmo visto o filme, mas aqui vai uma pincelada da história: num futuro não tão distante assim (daqui uns 150 anos), os humanos viajam pelo espaço numa boa. Na lua Pandora, um que tem condições bem parecidas com a Terra (apesar de não ter uma atmosfera respirável para nós), uma grande corporação explora a mineração de um material muitíssimo valioso. Entretanto, há outras dificuldades: além de feras nativas hostis, há ainda um grupo de seres humanóides, os Na'vi que vivem em harmonia e integrados ao planeta, e que não estão exatamente contentes com a chegada dos gananciosos e destruidores invasores.

Neste cenário, Jake Sully, um fuzileiro paraplégico, é levado ao planeta para controlar um Avatar, basicamente um surrogate, ou seja, um corpo artificial que pode ser controlado a distância, criado a partir de DNA humano e Na'vi. E por algumas brincadeiras do destino (ou sinais divinos, como queira), Jake acaba entrando em contato íntimo com o pov Na'vi, aprendendo com eles, e se tornando cada vez mais nativo, até se apaixonando pela bela azulzina (que na verdade é a mais chocolate Zoe Saldana).

filme avatar navi
Mas essa conduta não vai ser boa quando a guerra entre os destruidores humanos e o povo natureba Na'vi estourar. E então, Jake (e alguns cientistas nerds, que lembrem-se, nerds são sempre legais e bonzinhos) irão lutar pelos Na'vi.

Tirando o cenário sci-fi, a história é basicamente a da Pocahontas, com todos os estereótipos acompanhando (o povo nativo integrado com a mãe natureza, o culto à mãe terra, o sentido espiritual profundo ligado às árvores, o invasor tecnologicamente superior ganancioso, os militares doidos pra entrar numa guerra, "os sinais" do destino, etc).

filme avatar montanhas flutuantes
Uma vez que você tenha a consciência de que a história é simplista e não vai fazer você mudar a sua vida, já pode relaxar na poltrona e curtir o visual estonteante do filme. Tecnicamente, o filme é um primor: não dá pra ver o que é computação gráfica (a não ser claro, pela sua não existência, como os smurf-thundercats) e o que é filmado. Basicamente, o que faltou no roteiro, eles colocaram na fotografia. Além disso, as atuações são muito boas e o som é excelente.

Quem for fã de Aliens, o Resgate, vai gostar das referências. A mais explícita é a do robô que os militares usam, praticamente uma versão mais high-tech do que Ripley (Sigourney Weaver, também neste filme), usou pra dar umas porradas na Alien-rainha. Mas também dá quase pra dizer que a grande corporação que explora Pandora é de alguma forma, conectada à companhia dos primeiros filmes Alien.

filme avatar sigourney weaver
Avatar é, antes de um filme, uma experiência visual. A história é básica, sem nenhuma surpresa, e nota-se claramente que várias cenas e tomadas estão lá, apenas pra ressaltar o aspecto visual 3D do filme, sem acrescentar muita coisa.

Com tudo isso, eu estou dizendo que Avatar é um filme ruim? De maneira nenhuma, Avatar é muito divertido. Eu mesmo fui assistir o filme duas vezes, a primeira vez, legendado e em 2D, a segunda vez dublado em 3D. Vou admitir que o 3D é legal e proporciona várias vezes durante o filme, aquela imersão (como desviar de uma pedra, ou espantar um mosquito da tela), mas ver o filme em 2D também vale a pena. E a dublagem até que ficou decente.

filme avatar árvore
Em suma, não seja muito crítico com a história, e vá apreciar o visual. Assim, talvez você saia maravilhado do cinema, como muitos conhecidos meus. Se você é daqueles que fica maravilhado apenas vendo uma praia, ou uma montanha, ou qualquer cenário, apenas por ver, com certeza vai adorar assistir Avatar. Agora, se você é daqueles que gosta de uma boa história, seja num livro ou numa tela, como eu, então não seja muito crítico, desligue essa parte do cérebro e, assim como no filme ao realizar a conexão com os avatares, deixe-se levar pelo feixe de luz, que chega aos seus olhos.



Para saber mais: Crítica no Omelete.

2 comentários:

CintiaYamane disse...

ue.. pq será que eu achava que era de um jogo ou hq, sei la...
aah esse carinha azul nao parece um pouco com akele carinha do filme labirinto do fauno??

Sardinha Mestre disse...

Avatar é um filme q nem comento... mas digo o seguinte.

Não é uma história, não é um filme lindo... como vc falou, é uma experiencia visual. É uma novidade. É o filme que trouxe ao cinema 3D o que ele precisava pra estourar. E como a tecnologia 3D é de arrepiar as vezes. Vide trailer do Alice no Pais das Maravilhas, aquela gato na tua cara deve ter feito vc se segurar na cadeira, estavamos precisando de um filme assim. Por isso tiro meu chapéu pro filme.