2009-12-15

Mulheres e a comida que depende do acompanhante

É inegável o profundo elo de ligação que o ato de levar uma mulher para jantar, tem com o jogo de conquista. Se duvida, pergunte a qualquer mulher qual a impressão dela, se no primeiro encontro, o cara não pagar a conta ou levá-la a um restaurante muito chulé.

A comida está intrinsicamente ligada ao aspecto de bom provedor e de poder, características do macho que atraem as mulheres. Portanto, não é surpresa a maioria dos encontros ser ou conter um jantar. Fora, claro, a inata relação da comida com a socialização do grupo.

quem paga a conta no restaurante?
Se para os homens, nestas ocasiões de encontros e jantares, o papel mais seguro é pagar a conta, para as mulheres também parece existir um papel comumente seguido, consciente ou não. E que pode afetar tanto encontros 'românticos' quanto 'nem tão românticos'.

Nesta reportagem da revista TPM, Um beijo ou um queijo?, é relatado o resultado de uma pesquisa, que mostra que a quantidade de calorias ingeridas em uma refeição pelas mulheres, depende de quem as está acompanhando. Citando o começo da reportagem (grifos meus):

Segundo a pesquisa, a quantidade de calorias ingeridas por uma mulher durante a refeição depende de quem está à mesa. Ou seja, quem vai definir se ela vai na saladinha extralight ou em opções mais suculentas é o dono da cadeira da frente. "Mulheres escolhem pratos com um número menor de calorias mais quando comem com um homem do que quando estão acompanhadas de mulheres", diz a conclusão do estudo, que observou 469 estudantes, a cerca de 10 metros de distância, em três diferentes cafeterias da universidade. "Em média, mulheres que jantam com um ou mais homens consomem 220 calorias a menos" do que quando estão acompanhadas das amigas. Já "os homens não estão nem aí" para o que vão achar do seu X-salada cheio de maionese. No caso deles, a escolha dos pratos não é, em nenhum momento, influenciada pelo acompanhante.

Como homem, posso confirmar que a posição masculina é essa mesma.

casal comendo
E a reportagem continua, dando voz a algumas mulheres que parecem seguir o mesmo padrão apontado pela pesquisa:

"Elas só comem mesmo é depois do rala e rola ou quando estão com as amigas", confirma um garçom do Paris 6, um bistrô romântico em São Paulo. A grande maioria das mulheres ouvidas pela Tpm diz que usa certo critério na hora de pedir o prato. Principalmente nos primeiros encontros, quando a impiedosa "primeira impressão" dá o tom – e a tensão – da ocasião. "No começo do relacionamento eram aqueles pedacinhos bem picados de frango, aquela saladinha de leve. Tudo ajeitado em movimentos bem lentos no talher", diz a estudante Flávia Elisa, 20. "Temaki só depois de um tempo de namoro. É esquisito ficar mordendo aquele cone", diz a publicitária Patricia Barros, 30. "Carne?! Nem pensar! Só se tiver certeza de que nada mais vai rolar depois do jantar. Imagina aquela proteína bombando no seu estômago a noite inteira?", diz a advogada Natascha Curi, 29.

Basicamente, as mulheres quando estão comendo com alguém que elas não têm já uma certa intimidade, maneiram no garfo.

E isso nem sempre é apreciado. Claro que comer que nem um glutão se emporcalhando não é legal, mas mostrar que apreciam um bom prato, acreditem, pode fazer uma boa diferença. A última citação da reportagem:

mulher comendo bolo e se lambuzando feliz
"As mulheres que pedem melhor a comida são aquelas que comem com mais volúpia. É mulher mais solta, dada aos prazeres", atesta o premiado chef paulistano Alex Atala. Para ele, as mulheres que "pedem melhor" a comida são mulheres mais livres.

Bem, vale a pena ler a reportagem inteira aqui.

Bem, da minha parte, eu gosto de mulheres que se mostram companheiras, de preferência em todas as horas. Até na hora de ir, de vez em quando, a uma churrascaria rodízio e não ficar comendo só a saladinha do bufê.

Pode até ser besteira, mas uma das cenas que eu mais acho bonito é a de um casal fazendo um lanchinho na madrugada, sem restrições de julgamente, sem ficar pensando 'o que o outro vai pensar se me ver assim'.

Assim como diz uma das minhas músicas preferidas:

Always take a big bite
It's such a gorgeous sight
To see you eat in the middle of the night


Sempre dê uma grande mordida
É uma visão tão deslumbrante
Ver você comer no meio da noite

You can never get enough
Enough of this stuff
It's friday I'm in love


Você nunca pode ter o bastante
O bastante desta coisa
É Sexta-Feira eu estou apaixonado


6 comentários:

CintiaYamane disse...

essa ultima foto se parece comigo, em dias de compulsão.. ó_ò

aah acabei de ler a materia, é bem isso mesmo... até comentei com o guto

Ana P. disse...

Então eu tenho um problema grave. Eu adoro comer, sabe? Adoro mesmo, olha, é das coisas que eu faço com maior prazer na vida [a outra é dormir]. Bom, num sou gorda à toa, né? hihihihi

Mas anyway, se alguém me chama pra comer, olha, eu vou comer. Se me chama pra beber, eu vou beber. Não exageradamente, claro, mas tipo, num vou ficar na saladinha, tipo a lady, sabe? Pq... eu não sou lady. Se o cara vai sair comigo pra fingir de lady, well, malsae, mas eu não consigo.

Como com gosto. E odeio salada. Abs.

Sardinha Mestre disse...

Esse post tava guardadinho aqui até eu arrmar um dia com tempo para ler.

vamos aos fatos...

quando sai a primeira vez com uma guria q gostava tomamos um cafézinho... depois almoçamos um peixinho... e no fim a bitch estava comendo rodizio comigo... e mais no fim ainda não deu em nada.

Agora levando em conta atualidades... se ela não curte lanches gorduros ela gosta de mim, pq ela não foi.

Sardinha Mestre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sardinha Mestre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andarilho disse...

Não deu em nada pq vc não conseguiu fazer o salto da zona da amizade

http://estou-sem.blogspot.com/2009/02/pulando-fora-da-zona-da-amizade.html