2009-12-24

Como um casal deve dividir as despesas? - by Mauro Halfeld

Transcrição dos comentários do Mauro Halfeld (site oficial) para a rádio CBN, do dia 24/12/2009, sobre como um casal deve dividir as despesas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Mauro Halfeld, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==================================================================================

Como um casal deve dividir as despesas?

casal com dinheiro
Quando um casal decide viver junto, é normal que apareçam dúvidas sobre como lidar com o dinheiro. Como é que fica a divisão das despesas? Quem ganha mais, paga mais?

Olha, uma maneira justa de fazer essa divisão é listar os gastos conjuntos: aluguel, luz, telefone, supermercado, plano de saúde, financiamentos. Enfim, todas aquelas despesas que são usadas pelos dois. Depois então vale adicionar uns 10% como uma gordura, como um fundo de emergência.

Digamos que no total essas despesas cheguem a 5 mil reais. E que um cônjuge ganhe 70%, enquanto que o outro tenha uma renda de 30% do total da renda da família. Minha sugestão: divide essas despesas conjuntas na proporção 70% pra um e 30% pro outro.

Agora, atenção para o fato de que o seu valor na relação não é medido pelo seu salário. Mantenha a sua auto-estima, não diminua o seu valor por simplesmente ganhar menos. E não deixe que todas as decisões fiquem nas mãos de quem está ganhando mais. Mantenha a sua autonomia.

Lembre-se de que existe nós, eu e você. Conciliar esses três personagens, dialogando e trabalhando em conjunto é uma das chaves para uma relação harmoniosa, honesta e bem sucedida.

Boa sorte nesta tarefa e tenha um feliz natal.

Mauro Halfeld, para CBN.

Um comentário:

Dani disse...

Olá, querido. Passei aqui para deixar votos de um Natal mágico para você e um ano cheio de saúde, sucesso, amor, grana e muuuuito sexo gostoso (quem precisa de mais, né?).
Fiz um mimo para os amigos. É pouco, eu sei, mas está repleto de carinho. Dá uma olhadinha:
http://i996.photobucket.com/albums/af90/PontoRouge/2010.gif

beijo rouge

Dani