2010-10-21

Concurso público custa tempo e esforço: é preciso ter foco - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/10/2010, sobre os concurseiros e dicas para se preparar para um concurso público.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Concurso público custa tempo e esforço: é preciso ter foco

prova concurso público
A palavra "concurseiro" ainda não entrou no dicionário, mas já faz parte do vocabulário de um razoável batalhão de pessoas no Brasil. São profissionais de todas as idades e com variados graus de instrução, que se dedicam apenas a estudar para concursos públicos.

Os atrativos do serviço público são inúmeros: salários bem razoáveis, horários decentes, estabilidade garantida e aposentadoria integral. Além disso, as exigências em termos de escolaridade são menores do que nas empresas privadas, não há necessidade de experiência anterior na função, e não existe, na maioria dos casos, a temível entrevista pessoal. Como na escola, passa quem tirar as notas mais altas. Logo, a conclusão é: não custa tentar. Na verdade, custa. Custa muito tempo e muito esforço.

Os concurseiros ativos já sabem. Mas aqui vão algumas dicas para os iniciantes ou aspirantes:

Primeiro, é preciso ter foco. Sair atirando em todas as direções geralmente faz com que o concurseiro quase acerte o alvo em muitos concursos, mas não acerte na mosca em nenhum. É preciso escolher uma direção e aprender tudo sobre ela. É preciso ler cada sílaba dos editais para ter a certeza de que todos os pré-requisitos foram bem entendidos.

Segundo, é preciso ter disciplina. O concurseiro estuda entre doze e dezesseis horas por dia, seis dias por semana. Assistir televisão, surfar na internet, praticar esportes, ou mesmo sair de férias, deixa de fazer parte de sua rotina. Por isso, ele precisa ter um local isolado para se concentrar no estudo e que não seja incomodado por ninguém. É necessária uma dedicação incomum para conseguir aguentar esse ritmo.

Terceiro, é preciso resiliência. Não desistir, nem se desiludir após duas ou três tentativas. Para o concurseiro, cada concurso em que ele não passa, é mais um aprendizado, e não uma nova decepção.

Quarta, é preciso apoio. A família precisa entender e estimular o concurseiro, que poderá passar anos estudando, até ser aprovado. Pais que ficam pressionando por resultados imediatos são o pior pesadelo dos concurseiros.

Em resumo, apesar das dificuldades e ao contrário do que possa parecer para muita gente, é mais fácil conseguir um emprego atrativo numa empresa privada, do que passar num bom concurso público.

Max Gehringer, para CBN.

4 comentários:

Ana P. disse...

COncursos sérios e que pagam bem. Lembro que cheguei na hora que o portão fechou, de ressaca, e num via a hora de sair da sala de prova.

E passei, VEJA VOCÊ! hauahuahuahuahuahauhauhaua!

Acho que pra mim funciona mais assim: quando eu não faço questão, DAÍ EU CONSIGO.

Andarilho disse...

O segredo é não fazer questão de nada. Hauhauha

wesleyscrit disse...

poxa acho que vc devia animar mais as pessoas, suas palavras não fazem nada senão desanimar,deixa de ser pessimista!!!!!!!!

Andarilho disse...

Não ganho nada pra animar ninguém.