2010-10-19

Saiba agregar humildade ao seu 'cardápio de talentos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/10/2010, sobre humildade e arrogância.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Saiba agregar humildade ao seu 'cardápio de talentos'

arrogante
Um ouvinte escreve para contar a sua rápida trajetória: "Após a chegada de um novo gerente", diz o ouvinte, "tive dois aumentos em menos de um ano. Embora eu tenha a certeza de que esses reajustes se deveram unicamente a meu esforço e às minhas contribuições, percebo que muitos dos meus colegas não ficaram satisfeitos com meu sucesso. Acredito que alguns pensam em favoritismo, ou algo assim. Eu tenho mantido a minha postura de sempre, procurando ignorar o diz-que-diz e colocando-me à disposição do gerente para executar até mais tarefas, se ele achar necessário. Posso assumir que estou no caminho certo?"

Bom, a sua pergunta não me pareceu bem uma pergunta. Pareceu uma afirmação, seguida por um ponto de interrogação, mais para efeito ornamental do que por uma dúvida genuína. Percebe-se que você está seguro de que a opinião de seus colegas a seu respeito não tem importância alguma.

Pode até ser que você esteja certo, mas vou lhe dar uma sugestão.

Não permita que uma corrente negativa se forme ao seu redor. Cumprimente os colegas, mesmo aqueles que lhe torcem o nariz ou lhe viram a cara. E ofereça a eles toda a colaboração que você puder dar para o trabalho deles.

Por um motivo bem simples. Está claro que o novo gerente gostou de você, do seu estilo e do seu trabalho. Isso acontece. Mas o seu gerente pode vir a desocupar a poltrona dele. Ele pode ser promovido, transferido ou mudar de empresa. E não necessariamente o substituto dele terá por você, o mesmo apreço.

Não estou afirmando que isso vai acontecer, mas que isso pode acontecer. E caso aconteça, você se verá numa situação incômoda: a de ter a antipatia generalizada dos colegas. Como gerentes novos costumam ser sensíveis às opiniões da maioria, você poderá ficar isolado. Por isso, eu sugiro que você faça o possível para demonstrar que continua sendo mais um na turma, e não é, e nem quer ser tratado como se fosse uma exceção.

Pode ser que você continue merecendo aumentos e promoções, e chegue a presidente da empresa. Mas você não perderá nada e ganhará muito, se souber agregar a seu cardápio de talentos, um ingrediente que os seus colegas apreciarão bastante: humildade.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

CintiaYamane disse...

que camiseta legal essa da foto ilustrativa... XD