2010-10-26

Como fazer reivindicações? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/10/2010, sobre como reivindicar a empresa alguns direitos dos trabalhadores.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como fazer reivindicações?

assembleia reivindicação
"No ano passado", escreve a ouvinte, "a indústria em que trabalho contratou uma consultoria, que conversou com todos os empregados para entender a situação operacional e as expectativas individuais. Sabemos que dois pontos críticos foram levantados. O primeiro, em relação aos equipamentos que utilizávamos no trabalho, e que eram obsoletos, prejudicando a produtividade. E o segundo foi em relação a remuneração dos empregados. Não recebemos vale-transporte e nem vale-refeição, e sabemos que, legalmente, temos direito a esses benefícios.

O primeiro ponto foi rapidamente solucionado, porque a consultoria mostrou que a empresa recuperaria em curto prazo o investimento feito, o que realmente aconteceu. Já no caso dos benefícios, a diretoria disse que ia estudar o assunto, mas o caso foi esquecido. Queremos reivindicar o que julgamos ser o certo, mas não sabemos como fazer isso."


Vamos lá. Uma opção seria procurar o sindicato da categoria. Mesmo não sendo sindicalizados, vocês recebem a assistência do sindicato, porque contribuem para com ele, com o dia anual de salário. E outra opção seria formar uma comissão de empregados para entregar uma petição por escrito à área de recursos humanos.

Eu sugiro que vocês comecem pela segunda opção, para não serem acusados pela diretoria de sairem buscando ajuda externa antes de tentar um entendimento interno. Essa comissão de empregados precisaria ter representantes de todos os setores da empresa e pelo menos, três pessoas por setor. É essa união que resultará numa posição mais fortalecida de negociação.

Também é importante que vocês não adotem um tom de confronto na petição escrita. Comecem dizendo que vocês querem o melhor para a empresa, e terminem dizendo que uma resposta positiva certamente terá um ótimo efeito na motivação geral.

Eu acredito que o problema será conseguir pessoas suficientes para assinar essa petição. Na hora de botar o nome no papel, muita gente que hoje reclama, irá pular forma.

De qualquer forma, há uma diferença entre o justo e o legal. O justo é o que cada um acha. E o legal é o que a lei impõe. Se a lei, de fato, está do lado de vocês, a diretoria certamente acolherá a petição. Por saber que a outra opção, a do sindicato, seria bem menos conciliadora.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como vc disse, um resultado fascinante, principalmente o das mãos. Ele meio que hipnotiza o olhar.
Quanto à dica do Max, acho que ele tem razão quando diz que a maior dificuldade vai ser arranjar quem tenha "peito" pra assinar. É sempre assim.
Beijokas e saudades.