Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/10/2010, sobre as comunidades virtuais criadas especialmente para processos de seleção de candidatos.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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Como se comportar em uma comunidade virtual criada para processo seletivo?
Uma novidade tecnológica. Sei de pelo menos três empresas que durante os processos de seleção de estagiários ou trainees, criam uma comunidade virtual temporária, para que os candidatos troquem mensagens e compartilhem experiências. Uma espécie de Facebook meio pessoal, meio profissional. Cada empresa, obviamente, acessa o conteúdo, e através dele avalia o quê, exatamente?
Essa é a dúvida de uma ouvinte que me escreveu. Ela conta que alguns candidatos postaram fotos de viagens ou de momentos de lazer. Outros colocaram suas fotos quando crianças, e quando um faz, o resto acha que também deve fazer. Nossa ouvinte está em dúvida, e com razão. Será que a empresa irá contratar alguém que era um bebê bonito?
Eu também fiquei em dúvida, e perguntei para uma profissional de recursos humanos de uma das empresas que adotam esse procedimento, o que está sendo avaliado.
Aí vai a resposta. Duas coisas. Primeiro, a empresa quer saber se o candidato é capaz de se expressar de forma coerente. E segundo, se ele será um bom profissional. Portanto, a linguagem conta. E eventuais erros de português são considerados falta grave.
A segunda parte, a de ser um bom profissional, é a mais importante e a mais interessante. Ganham pontos na avaliação os candidatos que comentam artigos que leram, que sugerem livros, e que conseguem fazer uma conexão entre fatos cotidianos e a vida corporativa. Por exemplo, o caso de indisciplina do jogador Neymar, que acabou derrubando o técnico dos Santos. O que será avaliado é a maneira como um candidato se posiciona, relacionando o fato ao que pode acontecer em uma empresa.
Essas comunidades virtuais estão começando a substituir algo que acontece em dinâmicas de grupo, quando o mediador pede aos candidatos que comentem uma notícia publicada num jornal do dia. Agora, com muito mais tempo e menos pressão imediata, cada candidato escolhe a sua própria notícia, mostra o seu estilo, a sua capacidade de síntese e a sua habilidade de convencimento.
Na parte gráfica, uma foto por dia sempre ajuda. Se for com um sorriso, melhor ainda. E uma legenda como: "Hoje acordei bem e desejo um ótimo dia a todos", vale muito. Principalmente se a foto for postada antes das seis horas da manhã. Empresas gostam de quem acorda cedo.
Max Gehringer, para CBN.
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