2010-10-07

O golpe do emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/10/2010, mais uma vez com um alerta sobre o golpe do emprego de algumas "agências" de emprego enganadoras.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O golpe do emprego

golpe do emprego
Pelo menos uma vez por mês, eu recebo uma mensagem de um ouvinte que foi vítima do golpe do emprego. Por isso, peço licença para quem já ouviu e está preparado para não cair na arapuca, e explicar novamente para quem ainda não ouviu.

Quando alguém coloca o currículo na internet, ele pode ser visto por muitas empresas idôneas e também por muita gente sem escrúpulos. Esse segundo grupo é composto por algumas agências que sabem exatamente o que procurar: profissionais com idade acima dos 30 anos, que tiveram ou têm um único emprego na vida, e que ocupavam ou ocupam algum cargo. Essas pessoas, de modo geral, não estão acostumadas a participar de processos seletivos e tendem a ser mais facilmente enganáveis.

Aí, a agência faz um contato e diz que tem uma vaga perfeita. Tão perfeita que parece que a vaga foi criada especificamente para aquele profissional. E foi mesmo, a vaga não existe.

Depois de ser impressionado por um escritório bem montado e algumas entrevistas com pessoas cujo mérito é saber impressionar, o candidato é convidado a pagar previamente uma quantia que varia entre mil e cinco mil reais. Nesse momento, alguns candidatos cheiram o golpe e outros não. Pagam, e depois nunca mais conseguem um contato com a tal agência. E escrevem para perguntar se podem mover um processo e reaver o dinheiro.

É difícil, porque provavelmente o candidato assinou, sem prestar muita atenção, algum documento no qual estava escrito que ele estava sendo "preparado" para conseguir um emprego. Ou, o que é pior, o candidato pagou sem assinar documento algum, o que torna a sua situação ainda mais difícil. De qualquer forma, sim, vale a pena denunciar a agência ao Procon.

O mais importante, porém, é ter em mente que agências de recrutamento sérias não pedem dinheiro adiantado para conseguir uma vaga. É a empresa que vai contratar, e não o candidato, que paga pelo serviço de seleção. Portanto, mais uma vez fica o alerta. Se for mencionado um pagamento antecipado em troca de uma vaga praticamente certa, nem é preciso dizer "não, obrigado". Apenas escape, o mais rápido que puder.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: