2010-10-29

Sou um 'chefe camarada', mas meu diretor me cobra uma postura diferente - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/10/2010, sobre estilos de liderança e possibilidades de ascender na empresa, conforme a cultura interna.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Sou um 'chefe camarada', mas meu diretor me cobra uma postura diferente

chefe camarada
"Tenho 35 anos de idade", escreve um ouvinte, "e há 15 anos exerço cargos de liderança. Com o tempo desenvolvi meu próprio jeito de liderar: sou educado, amistoso, chamo a atenção somente quando necessário, treino, puno e educo. Sempre consigo alcançar os resultados determinados pela diretoria da empresa, mas o meu diretor me cobra uma postura diferente. Ele diz que tenho que fazer cara de mau e ser mais áspero em algumas situações, porque é isso que se espera de um chefe. Eu pergunto: quem deve mudar, ele ou eu?"

Antes de responder, posso até eventualmente concordar que seu diretor seja uma anta, e que esteja desatualizado em relação às boas práticas de liderança do século 21. Dito isso, a resposta à sua pergunta é: você é que deve mudar, porque o diretor é seu chefe.

Não que você deva mudar radicalmente e chegar de manhã ao trabalho ameaçando enforcar os seus subordinados se algum deles tossir. Nada disso. Mas o fato de que você está atingindo os resultados determinados pela diretoria, através de seu método de chefe compreensivo e camarada, não significa que você está atingindo o máximo que poderia atingir. E o seu diretor está lhe dizendo que, com uma postura um pouco diferente em algumas situações, você poderia chegar a resultados ainda melhores.

Ou talvez não seja nada disso e que seu diretor esteja apenas morrendo de inveja porque você é um chefe legal e ele é um chefe bronco. Mas se for isso, como é que ele conseguiu chegar a diretor? Provavelmente, porque ele encarna bem a cultura interna da empresa.

Eu lhe daria a seguinte sugestão: analise bem o ambiente. Se os outros diretores da empresa forem parecidos com o seu chefe em termos de atitude, você só chegará a diretor caso também se pareça com eles. Se o seu diretor é um troglodita no meio de diretores que têm o mesmo estilo camarada que você tem, você um dia acabará assumindo a posição dele. Nesse caso, ignore o que seu diretor está dizendo e não mude.

Porém, em meus tempos de executivo eu agi exatamente como você age, só que nunca ignorei o que um chefe tinha a me dizer. O seu chefe, assim como os meus, não quer que você se transforme, de repente, num gladiador sem escrúpulos. Uma mudança mínima já deixaria os eu chefe satisfeito. Sem que você precise deixar de ser o que é.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: