2010-10-25

A onda de empregos temporários - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/10/2010, sobre vagas de empregos temporários no final do ano.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

A onda de empregos temporários

comércio emprego temporário fim de ano
Para os ouvintes que me escreveram recentemente lamentando que mandam currículos para empresas e não recebem resposta, a dica é aproveitar a onda de empregos temporários que são criados todo final de ano. Os processos de seleção já começaram e perto de 140 mil vagas devem ser abertas nos próximos trinta dias.

Para quem está parado, é uma boa opção. É melhor ter um registro na carteira, do que ficar vários meses sem registro algum. E para jovens que procuram o primeiro emprego, é uma ótima opção.

Primeiro, porque serviço temporário é emprego. E constar essa experiência no currículo vai eliminar aquela síndrome do cachorro correndo atrás do rabo. Ou, como escreveu um ouvinte, "as empresas pedem experiência anterior, e eu não consigo emprego porque não tenho experiência, e não tenho experiência porque não consigo emprego".

E segundo, porque de cada dez temporários contratados, dois ou três serão efetivados. É um número maior do que a média de concorrentes de qualquer processo seletivo para vagas permanentes.

O comércio deverá gerar a maioria das vagas, cerca de 70%. E as outras 30% serão criadas nas indústrias, pela necessidade do aumento de produção.

As vagas oferecidas são de todo tipo e para todos os gostos: atendentes de loja, serviços administrativos, ou operadores de telemarketing, por exemplo.

E onde entregar o currículo? No setor de administração dos Shopping Centers, nos escritórios das Associações Comerciais, ou diretamente nas indústrias da cidade.

A dica vale também para os ouvintes na faixa dos cinquenta anos ou mais, que atribuem à falta de oportunidades ao preconceito por idade.

Eu imagino que muitos ouvintes, jovens ou veteranos, irão dizer: "Ah, esse não é o tipo de emprego que eu quero". O que significa chegar a uma conclusão, antes de fazer a tentativa. Principalmente nas indústrias, o importante é conseguir entrar. Depois, quem for bom será efetivado. E encontrará o caminho interno para a vaga que deseja.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: