2011-09-06

Filme: Apollo 18 - A Missão Proibida

Faz tempo que não escrevo sobre filmes por aqui. Não é por falta de material, já que tenho visto bastante filmes (e frequentado bastante o Paradigma Cine Arte, vendo uns filmes mais alternativos). O problema é mesmo a falta de tempo e motivação. Por isso, em vez de longos textos sobre um filme, começarei com a sessão rapidinhas, com comentários menos aprofundados. E pra estrear essa série, nada melhor que um filme raso como Apollo 18 - A Missão Proibida.

filme apollo 18 a missão proibida poster cartaz

Quando vi a sinopse do filme, achei que poderia render alguma coisa interessante. Afinal, era uma mistura de ficção científica com suspense, envolvendo conspirações e visual mockumentary (em que o filme é tratado como se fosse um documentário, com supostas "imagens reais"). Infelizmente, o resultado final é fraco, inverossímil ao extremo e sem grandes surpresas. Uma pena.

A história de Apollo 18 - A Missão Proibida é a seguinte: o programa Apollo, que levou o homem à lua, foi descontinuado na missão 17, oficialmente por problemas de orçamento. Mas na realidade (do filme, pelo menos) o que ocasionou essa parada foi a descoberta de algo letal na superfície lunar. E já adianto aos ufólogos/entusiastas de plantão que não foi uma base Gray. (Ou seria dos reptilianos? Nunca sei ao certo...) Voltando ao filme, três astronautas são escalados para ir na tal missão Apollo 18, financiada pelo Departamento de Defesa Americano e que instala câmeras por toda a cápsula e nave, além de dar câmeras pros astronautas fazerem os filminhos caseiros mais caros da história. E claro que chegando na Lua, tudo desanda, mas paro por aqui, caso alguém seja corajoso de ver o filme.

filme apollo 18 a missão proibida poster cartaz

E quando digo ter coragem pra assistir o filme, não é porque ele dá medo. O que dá medo é pagar o preço do ingresso pra ver um Bruxa de Blair misturado com Atividade Paranormal espacial. Apesar do filme martelar que as imagens são supostamente reais, não se explica em nenhum momento como elas foram parar nas salas de cinema (tudo que é dito é que foram colocadas em um misterioso site). O que realmente não faz sentido algum, se você ver o filme até o fim. E essas supostas "filmagens reais" ficam ainda mais risíveis ao vermos câmeras automáticas dando zoom em algumas cenas, enfocando detalhes. Coisa que certamente exigiria algum operador (e ninguém me diga que eram operadas da Terra, já que o pessoal mal conseguia fazer funcionar um rádio). Particularmente, acho que o filme seria bem melhor se não quisesse passar esse ar de mockumentary (que geralmente é usado pra economizar uma graninha).

O roteiro de Brian Miller até consegue criar um pouco de suspense, colocando russos na lua (suspensão de crença level max, por favor) e fazendo-os desaparecer. Mas a partir do momento em que a ameaça lunar se revela de maneira escancarada, qualquer clima de apreensão se vai. Se bem que o final do filme realmente é uma surpresa, se você espera algo que faça sentido...

Dirigido por Gonzalo López-Gallego, Apollo 18 - A Missão Proibida parte de uma premissa interessante, mas é tão irreal que é até uma ironia o seu formato ser um de mockumentary.

Trailer:



Para saber mais: crítica no Cinema em Cena e no Omelete.

P.S. Até que o texto ficou grande. E eu nem falei tão mal do filme quanto eu gostaria...


Um comentário:

Anônimo disse...

Faltam palavras pra descrever a 'ruindade' desse filme. Vi ele agora a pouco no cinema; se tivesse lido um review antes certamente teria aceitado rever Planeta dos Macacos - A Origem.