2011-09-08

Filme: Tudo Ficará Bem

Antes de mais nada, uma explicação. Apesar de também estar na seção de rapidinhas de cinema, o filme dinamarquês Tudo Ficará Bem (cujo nome original é um verdadeiro trava-língua para nós: Alting bliver godt igen) é tão bom que merece um post mais detalhado. Mas, sendo um suspense (com altos toques de drama), ouvir muita coisa sobre o filme é, de certa forma, estragar a surpresa de descobri-lo (coisa válida para qualquer filme, mas em especial sobre os suspenses). Portanto, apesar de tentar não dar spoilers em nenhuma parte, dividirei esse texto em duas partes. A primeira só com o básico da história, e em seguida, impressões mais detalhadas (que você deveria ler só depois de ver o filme).

filme dinamarquês tudo ficará bem poster cartaz

De qualquer maneira, fica a minha recomendação máxima: se você ainda não viu, vá ver o filme. De preferência, no cinema. (Aqui em Florianópolis ainda dá tempo de ver até quinta no Paradigma Cine Arte.)

Tudo Ficará Bem é sobre o escritor e diretor de cinema Jacob Falk (Jens Albinus), um dinamarquês obcecado pelas próprias histórias que cria. Sofrendo pressões do produtor de seu filme para terminar o roteiro do seu último filme, e da mulher para aprontar todos os preparativos para uma tão esperada adoção de um filho, Jacob um dia ao voltar para casa de madrugada acaba atropelando Ali (Igor Radosavljevic), que lhe entrega uma bolsa que carregava. Nesta bolsa, Jacob descobre fotos de prisioneiros de guerra sendo torturados por soldados dinamarqueses. Ao tentar fazer algo com essas fotos, Jacob se vê envolto numa rede de paranóia e possíveis conspirações que podem se mostrar muito perigosa, tanto para ele quanto para sua esposa Helena (Marijana Jankovic).

filme dinamarquês tudo ficará bem

Tudo Ficará Bem tem excelentes atuações, com destaque especial a Albinus. Seu personagem principal é humano, e transparece na tela o seu sofrimento conforme o filme progride. Outros aspectos técnicos, como fotografia e som, também exercem bem os seus papéis, em especial o uso da fotografia, que discutei mais abaixo.

Se eu fosse resumir Tudo Ficará Bem em uma palavra, essa palavra seria: veja. Particularmente, achei Tudo Ficará Bem uma grande surpresa do cinema dinamarquês. Uma grande e grata surpresa.

Trailer:



A partir daqui você deveria ler só se já viu o filme...

Tudo Ficará Bem que mistura suspense, conspirações e uma boa dose de drama. Muito drama, na verdade, mas cuja carga só é realmente notável no final, ao vermos a virada no roteiro, o plot twist com o grande flashback. É interessante notar que até esse ponto, o filme é muito mais um thriller de suspense-político-conspiracional do que propriamente um drama.

O diretor e roteirista Christoffer Boe consegue conduzir o filme muito bem, até um ponto em que parece a trama vai se resolver (com possíveis consequências nefastas, em se tratando de uma grande conspiração). Entretanto, é neste momento em que temos o plot twist, mudando o rumo do filme. Talvez algumas pessoas se chateiem com isso, mas ao se analisar toda a projeção até o momento, vemos que fomos iludidos habilmente, sem que o roteiro tenha cometido alguma aberração estilo deus ex machina (a famosa "forçada de barra").

filme dinamarquês tudo ficará bem

Ao dividir a linha de história de Christoffer Boe em duas, mostrando ao mesmo tempo Jacob tentando fazer algo com as fotos comprometedoras e a história de Ali, que as tirou fugindo de um agente do governo, o filme nos leva a crer que essa segunda linha, a de Ali, se trata de flashbacks. E eis a genialidade do filme, nada indica eles serem flashbacks, mas somos levados a pensar isso. De fato, aparecem dicas de que não são flashbacks, sendo flash-imaginations (trademark meu, please). No começo do filme, a abertura se dá mostrando diversas maquetes em branco com alguns personagens em preto, com que Jacob simula/cria suas histórias. A chave aqui são as maquetes. No decorrer do filme, em alguns planos gerais de estabelecimento do local (ou establishing shots), como o apartamento de Ali, o diretor usa a técnica de tilt-shif, fazendo com que os cenários pareçam maquetes. Assim, o diretor nos dá a dica de que aquilo na verdade, se passa não na realidade, mas na maquete (ou seja, na cabeça do protagonista Jacob).

filme dinamarquês tudo ficará bem

Não bastasse o toque visual, o roteiro também nos fornece pistas do que acontece. Uma frase, em particular, me chamou a atenção, mais pela beleza e filosofia das suas palavras do que por desconfiar da realidade, mas que se mostrou totalmente pertinente depois. Em uma cena com a mulher, Jacob diz a ela algo como "Você sabe que é a mulher dos meus sonhos?". E eis que ela, meigamente responde "O que acontece quando você acorda?" Destaque também para a encarnação do agente que perseguia Ali, na figura do funcionário público que errou no documento de adoção do casal.

Se você souber dinamarquês, esse trailer é mais legal (mas não tem legendas...):




Nenhum comentário: