2011-09-28

'É mais fácil arrumar um emprego como PJ?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/09/2011, sobre como ser PJ (Pessoa Jurídica) ajuda na hora de arrumar trabalho, mas tende a receber menos benefícios. (Veja também o comentário Vale a pena ser PJ?)

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'É mais fácil arrumar um emprego como PJ?'

pessoa juridica

"Estou me formando este ano em Fisioterapia", escreve um ouvinte, "e vários colegas já me falaram que vai ser mais fácil eu arrumar um emprego se eu optar por ser um PJ, em vez de empregado efetivo. Isso procede?"

Sim. A modalidade PJ, ou Pessoa Jurídica, em que um profissional abre a sua própria empresa e recebe o pagamento através de uma nota fiscal de prestação de serviços, diminui os custos da folha de pagamento das empresas contratantes. Por isso, quando uma empresa pode contratar alguém como PJ, ela não pensa duas vezes.

No setor de informática esse procedimento já está virando rotina. E vale também para fisioterapeutas e outros profissionais que podem prestar serviços a duas ou mais empresas ao mesmo tempo.

Mas eu gostaria de alertar ao nosso ouvinte que ser PJ significa assumir todos os encargos que seriam da empresa. Logo, o salário precisa compensar. Um PJ não tem férias, nem um décimo-terceiro, nem fundo de garantia, nem plano de assistência médica, nem vale-transporte e vale-refeição.

Então, como exemplo, um profissional que ganhe mil reais por mês como empregado efetivo, recebe benefícios que variam entre 40% e 50% do seu salário nominal. No caso do PJ, isso teria que sair do bolso dele. A conta fecha porque a empresa paga para um PJ entre 20% e 30% mais do que pagaria a um efetivo, e isso dá a impressão de que ser PJ compensa, quando, de fato, quem está no lucro é a empresa.

Além disso, quem é jovem dificilmente se preocupa em começar contribuir já para a Previdência Social e assegurar o tempo para a aposentadoria, porque ser aposentado parace estar anos-luz da imaginação de quem tem vinte anos.

Então, sim, ser PJ dá uma vantagem na hora de procurar emprego. Mas no médio prazo é preciso saber balancear bem o orçamento, para não ser apanhado sem recursos numa situação de emergência.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: