2011-09-29

'Coloquei meu currículo na internet e meu chefe descobriu' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/09/2011, com precauções sobre se postar coisas na internet, especialmente o currículo num site de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Coloquei meu currículo na internet e meu chefe descobriu'

sites de emprego

Um ouvinte muito preocupado escreve: "Coloquei o meu currículo num site pago de emprego, apenas para testar a eficiência desse tipo de serviço. Na manhã do dia seguinte já obtive um retorno, mas não o que eu esperava. Fui chamado pelo meu chefe para explicar a razão de eu ter feito o que fiz. Ele me perguntou se eu estava descontente com alguma coisa, e eu disse que 'não, muito pelo contrário'. Mas fiquei tão nervoso por ter sido apanhado nessa situação inesperada, que meu chefe não deve ter acreditado em nada do que eu disse. Agora estou muito preocupado. Como foi que a empresa descobriu o meu currículo tão rapidamente num site com dezenas de milhares de currículos? E o que pode acontecer comigo?"

A primeira resposta é fácil. Alguns sites oferecem um serviço de informação que já manda automaticamente uma mensagem para as empresas cadastradas quando uma palavra-chave, previamente escolhida, aparece no site. No seu caso, a palavra-chave pode ter sido o nome da própria empresa. Permita-me dizer que você deveria ter previsto essa possibilidade antes de inserir o currículo, porque se o site pode ser acessado por qualquer empresa, logicamente ele pode ser acessado pela sua.

Quanto ao que vai acontecer, não dá para afirmar com certeza. Mas seria conveniente você dizer a seu chefe, agora com mais calma, que você já retirou o currículo do site e que deseja permanecer na empresa até o dia do juízo final.

Aos nosso ouvintes, fica a dica de que não só os sites de emprego, como também o facebook, o twitter, o orkut e outras redes sociais podem ser monitoradas por empresas. E que um post pode revelar o que um currículo esconde. Então, viva a liberdade cibernética de expressão, mas sempre lembrando que quem diz o que quer, pode ser ouvido por quem não quer.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: