2011-12-27

Dicas para a última semana do ano - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/12/2011, com quatro dicas para impulsionar a carreira neste fim de ano.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Dicas para a última semana do ano

fim de ano

Não importa se um profissional está, ou não, satisfeito com os rumos de sua carreira. Esta semana, a última do ano, é ideal para melhorar o que já está bom e corrigir o que talvez não esteja. Então aqui vão quatro pequenas dicas.

Primeira: atualize a sua rede de contatos. Uma mensagem pessoal de fim de ano é a maneira perfeita de se reaproximar de pessoas interessantes, como ex-companheiros de escola e professores, colegas de trabalhos passados ou antigos vizinhos que se mudaram. Escreva, para aqueles cujos e-mails você encontrar, uma breve mensagem lamentando o afastamento nos últimos anos e desejando um excelente 2012.

Segunda: atualize o seu currículo. Ele está chamativo, com dados que despertam a atenção de quem vai ler ou é apenas um resumo burocrático de empresas, funções e cursos? Acrescente dados sobre coisas que só você fez em seu trabalho em 2011, em vez de listar o que milhares também fizeram.

Terceira: torne-se mais visível na internet. As redes sociais estão sendo cada vez mais usadas por agências de recrutamento para encontrar bons candidatos. E também para eliminar aqueles que usam a rede para se queixar e reclamar de tudo.

E quarta: faça um pequeno plano para conhecer gente nova e interessante no ano que vem. Uma vez por mês, participe de um congresso ou seminário, pago ou gratuito. É fácil encontrar as referências através da internet. Procure os que aconteceram este ano, com as respectivas datas, e coloque-os em uma planilha para se inscrever no momento apropriado em 2012. E durante esses eventos não tenha receio de se aproximar de pessoas e entregar a elas o seu cartão de visita, porque muitas estarão lá com o mesmo propósito.

Em resumo, não delegue para os outros a responsabilidade de descobrir que você existe e que é bom no que faz.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: