2011-12-13

Os cinco maiores erros da carreira profissional - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/12/2011, sobre os cinco erros mais relevantes em uma carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Os cinco maiores erros da carreira profissional

erros carreira

Um arguto ouvinte pergunta: "Quais foram os erros que você cometeu em sua carreira?"

Ih, foram inúmeros. Mas vou relacionar os cinco que considero mais relevantes:

Primeiro: esperar demais. Fiz isso em uma empresa. A cada dia, surgia um novo indício de que ali não era o meu lugar, mas eu levei dois anos até tomar a decisão de sair.

Segundo: sair atirando em várias direções. Profissionalmente falando, cada um de nós é bom em uma ou duas coisas, razoável em meia dúzia e fraco em uma dúzia. Houve ocasiões em que eu perdi tempo tentando consertar um ponto fraco, mais por insegurança do que por necessidade, em vez de investir os meus esforços naquilo que eu realmente sabia fazer e que poderia me diferenciar.

Terceiro: não perguntar quando podia. Não foram poucas as vezes em que agi como um motorista teimoso, que prefere achar o caminho por conta própria, em vez de parar para pedir uma informação.

Quarto: continuar insistindo em um ponto de vista que já havia sido rejeitado por todo mundo. Há casos em que a maioria até pode estar errada, mas achar que isso é uma regra só atrai antipatias.

Quinto: culpar os outros. Isso é mais comum no começo da carreira, quando as coisas demoram a acontecer e começamos a enxergar complôs e ameaças, como se todo mundo tivesse se unido para nos prejudicar.

Todas essas mancadas, e mais algumas, foram me mostrando que uma carreira se parece mais com um labirinto cheio de obstáculos do que com uma estrada reta, pavimentada e bem sinalizada.

Eu poderia dizer que aprendi com meus erros, mas a verdade é que quando os cometi, eu não pensava que fossem erros. Levei tempo demais para perceber que há uma diferença entre autossuficiência e teimosia, o que não deixa de ser outro erro.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: