2011-12-05

'Sou acusado de falta de atitude' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/12/2011, sobre como a atitude positiva pode influenciar na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Sou acusado de falta de atitude'

atitude positiva

Escreve um ouvinte: "A palavra do momento em minha empresa é: atitude. É um tal de atitude pra lá e atitude pra cá, como se isso fosse a solução para qualquer problema. Eu reconheço que não sou o tipo de funcionário que fica batendo no peito e prometendo mundos e fundos. Pelo contrário, quando percebo que será impossível atingir um resultado, digo isso claramente, para evitar falsas expectativas. E aí, sou criticado, porque não tenho 'atitude'. Estou errado?"

Vou lhe contar uma história. Eu trabalhei em uma empresa que tinha dois advogados trabalhistas, o doutor Almeida e o doutor André.

Quando um processo era entregue ao doutor Almeida, ele de imediato dizia que a causa já estava perdida, que a empresa estava errada, que não tínhamos testemunhas, e além disso, os juízes do trabalho sempre beneficiavam o empregado. O doutor André era o contrário. Batia o olho no processo e afirmava que a vitória estava no papo.

Um dia, o diretor levantou os resultados reais dos últimos dois anos. Resultado: O doutor Almeida tinha perdido 50% das causas. Já o doutor André tinha vencido 50%. Numericamente é a mesma coisa. Mas a percepção de todos os envolvidos nos processos era que o doutor Almeida tinha perdido causas aparentemente fáceis, enquanto o doutor André tinha vencido causas quase impossíveis.

Numa análise fria, os dois era igualmente competentes, e o doutor Almeida estava sendo apenas pragmático, assim como o nosso ouvinte. Mas os anos se passaram e a carreira do doutor André floresceu, enquanto a do doutor Almeida empacou.

O motivo é psicológico. A chamada "atitude positiva", mesmo que não traga a vitória, influi no ânimo dos que tentarão buscar o resultado. E ninguém gosta de entrar em campo tendo na equipe um jogador que diz que não vai dar para ganhar, antes mesmo do jogo começar.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: