2011-12-22

Dicas para começar bem a carreira - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/12/2011, com oito dicas para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Dicas para começar bem a carreira

dicas para carreira

"Estou iniciando em meu primeiro emprego", escreve um jovem ouvinte de 18 anos. "Gostaria que você me desse dicas para eu começar bem a minha carreira."

Então, aqui vão oito sugestões:

Primeira: acredite mais nas críticas do que nos elogios.

Segunda: desconfie do silêncio. Se ninguém comenta nada, nem sobre você, nem para você, isso quer dizer que você não está conseguindo fazer o seu trabalho aparecer.

Terceira: mostre entusiasmo. As primeiras tarefas de um iniciante são vitais para criar uma relação de confiança. Mesmo que a importância dessas tarefas seja mínima, procure executá-las como se elas fossem essenciais.

Quarta: ouça quem tem mais experiência. Não estou dizendo que tempo é sempre sinônimo de sabedoria, mas apenas que os veteranos acumularam mais histórias de vida, e os jovens podem tirar proveito delas, se tiverem paciência para ouvi-las.

Quinta: não critique o seu chefe. Você foi contratado para dar apoio a ele, e não para fazer avaliação de desempenho dele. Se seu chefe lhe parece uma anta, guarde essa opinião apenas para você.

Sexta: não participe de grupinhos, principalmente daqueles cujo único objetivo é criticar a empresa ou os funcionários que querem trabalhar.

Sétima: mantenha-se informado. Leia bastante. Se a sua empresa não for grande o suficiente para aparecer na Internet, certamente você encontrará notícias sobre a sua área de atuação. Procure também ler os blogs em que os profissionais de sua área trocam informações. Embora em alguns deles o papo descambe para as queixas ou para o humor ácido, existem muitos blogs em que as discussões primam pela informação e não pela reclamação.

Oitava: mantenha os contatos com ex-professores e ex-colegas de escola, e não perca nenhuma chance de conhecer profissionais de outras empresas. Se você não precisa de auxílio agora, posso lhe garantir que um dia, irá precisar.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Albuq disse...

De acordo com minha experiência, concordo com tudo. Ter uma postura eficiente e disciplinada é sempre muito importante.

Blog Widget by LinkWithin