2013-09-09

Cuidado com as letras maiúsculas - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/09/2013, sobre escrever textos usando somente letras maiúsculas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Cuidado com as letras maiúsculas

letras maiúsculas

Uma ouvinte escreve: "Tenho uma pergunta muito simples. Meu marido é representante comercial e envia muitos e-mails para potenciais clientes. O retorno tem sido abaixo do esperado. E eu disse a meu marido que o motivo, ou um dos motivos, é que ele digita TUDO EM LETRAS MAIÚSCULAS. Ele não concorda comigo e gostaríamos de ouvir a sua opinião."

Você tem toda razão. Em qualquer texto, letras maiúsculas, também chamadas caixa alta, devem ser a exceção e não a regra. Basta ver livros, jornais ou textos na internet.

Letras maiúsculas devem ser utilizadas no início do parágrafo, em iniciais de nomes próprios, em siglas ou em títulos, como no caso dos e-mails do seu marido.

Um texto longo, escrito inteiramente em maiúsculas, retarda e dificulta a leitura, pelo simples motivo de que não estamos acostumados a ler dessa maneira.

Quem se utiliza somente de letras maiúsculas acredita que desse modo o texto chamará mais a atenção. O que é verdade, mas pelo motivo errado. A maioria das pessoas reage a um texto redigido inteiramente em caixa alta da mesma maneira que reagiria se numa conversa a dois, o interlocutor ficasse berrando o tempo todo, em vez de falar. O resultado é que a atenção de quem ouve, ou lê, se desvia do assunto em si e se concentra na maneira estranha e anormal que a outra pessoa usa para se comunicar.

Finalmente, e voltando ao caso do seu marido, quem escreve propondo ou solicitando alguma coisa, deve escrever da maneira que melhor atenda aos padrões de quem for ler e não ao gosto de quem está escrevendo.

Max Gehringer, para CBN.


Um comentário:

Ju Denzler disse...

Odeio quando recebo um e-mal de cliente dessa forma. A impressão que eu tenho é que esta pessoa não sabe usar um computador..

Situação chata né!

Até mais.
beiJUs
http://feiffercereja.blogspot.com.br/