2013-09-27

Dicas para ter um orçamento equilibrado - by Mauro Halfeld

Transcrição do comentário do Mauro Halfeld para a rádio CBN, do dia 27/09/2013, com cinco dicas para ter um orçamento equilibrado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Mauro Halfeld, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Dicas para ter um orçamento equilibrado

orçamento familiar

Hoje é dia de dicas para se viver dentro de um orçamento equilibrado.

Primeira dica: estabeleça metas bem detalhadas e convoque seus familiares para participarem desse processo de planejamento financeiro.

Segunda: se você não tem dívidas, procure economizar pelo menos 10% do seu salário para um investimento de longo prazo. Em pouco tempo você vai se surpreender com a sua capacidade de juntar dinheiro.

Terceira dica: se você tem dívidas, a ordem é pagá-las o quanto antes. Comece sempre com as mais caras: rotativo do cartão de crédito, cheque especial. Troque as dívidas caras por outras com juros menores. Vale a pena se esforçar bastante nisso. Quem se livra das dívidas pode construir um belo futuro financeiro. Quem não consegue, acaba perdendo muito tempo, fica cavando um buraco cada vez mais fundo.

Quarta dica: quem não tem dívidas caras, mas ainda tem um financiamento imobiliário, deve tentar quitá-lo o quanto antes. Esse é o melhor investimento que você pode fazer nos próximos anos.

Quinta: de tempos em tempos, não deixe de dar um prêmio pra você e pra sua família, quando alguma dessas metas forem alcançadas. Comemore esses feitos com um jantar fora, um cinema, um passeio diferente ou umas férias com a família toda.

E não deixe de aproveitar o seu fim de semana.

Mauro Halfeld, para CBN.


2 comentários:

Unknown disse...

Excelente artigo!

Nestes tempos de crise todo cuidado é pouco para estar em dia com o orçamento.

querolimparmeunome.com

Anônimo disse...

Excelente artigo!

Nestes tempos de crise todo cuidado é pouco para estar em dia com o orçamento.

querolimparmeunome.com