2013-09-16

'Fui alertado que meu futuro chefe é difícil e quero contatar o RH da empresa para manifestar minha preocupação' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/09/2013, com um ouvinte que ainda está num processo de seleção, mas já se preocupa com o futuro chefe, que tem fama de ser difícil.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui alertado que meu futuro chefe é difícil e quero contatar o RH da empresa para manifestar minha preocupação'

chefe nervoso

Um ouvinte escreve: "Estou na etapa final de um processo para uma vaga em uma empresa na qual eu sempre sonhei trabalhar. Acontece que amigos meus, que trabalham nessa empresa, me preveniram de que o meu futuro chefe, caso eu venha a ser contratado, é uma pessoa extremamente grossa no trato de seus subordinados. Pelo que fiquei sabendo, muita gente já pediu a conta por não suportar a falta de respeito dele. Como a sede da empresa fica em outro estado, e talvez o comportamento desse chefe não seja do conhecimento da direção, pergunto se eu iria me queimar no processo se entrasse em contato com o setor de recursos humanos da matriz para manifestar a minha preocupação?"

Não, você não iria se queimar apenas. Iria se carbonizar. Uma coisa é um subordinado não gostar do tratamento que recebe e manifestar esse desagrado. Mas outra coisa é reclamar antes mesmo de ser admitido, sem evidências concretas além daquilo que ouviu dizer.

Então, uma vez que você já cogitou se calcinar à distância, calcine-se ao vivo. Continue no processo e se você for o escolhido, tenha uma conversa franca com o futuro chefe antes de aceitar a proposta final. Pouca gente faria isso, mas isso é o que deveria ser feito por qualquer profissional: mostrar que um processo de seleção é uma estrada de mão dupla.

Se na conversa o chefe demonstrar que é mesmo um troglodita, aí sim você poderá recusar a proposta e enviar uma carta à matriz da empresa relatando o sucedido e lamentando que a imagem que você tinha da empresa de seus sonhos tenha virado cinzas. Uma denúncia desse teor seria levada muito a sério, por qualquer empresa séria.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: