2013-09-27

'Quais as vantagens de fazer um intercâmbio?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/09/2013, sobre as reais vantagens de se fazer um intercâmbio no exterior.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Quais as vantagens de fazer um intercâmbio?'

intercâmbio exterior

"Pergunto", um ouvinte de 21 anos escreve, "quais são as vantagens de se fazer um intercâmbio no exterior?"

São todas, menos aquela que é usada como principal argumento para convencer os pais a bancar a conta, que é a possibilidade de conseguir um belíssimo emprego na volta, um que seria impossível conseguir sem a fluência em um idioma.

Para colocar as coisas em perspectiva, vamos começar eliminando o termo "intercâmbio", já que na quase totalidade dos casos, não há intercâmbio algum. O que há é o pagamento por um curso e pela estadia no exterior, já que o visto de estudante não permite conseguir um emprego remunerado.

O pseudo-intercâmbio seria, então, um turismo de resultados. Um período longo de férias com estudos que não irão tomar mais que 20%, 25% do tempo.

Mas isso não elimina as muitas vantagens de passar um tempo longe de casa, quase sempre, pela primeira vez na vida. Aprender a se virar sozinho para resolver problemas do dia a dia irá aumentar a auto-estima e a auto-confiança. Conhecer outras culturas e aprender como se adequar a elas irá facilitar a convivência com futuros colegas de trabalho que pensem de modo diferente. Somente esses aprendizados fundamentais já pagariam todo o investimento feito na viagem.

Bom, e o emprego na volta? Será basicamente o mesmo que seria conseguido se não houvesse a viagem. Porque um idioma não faz uma enorme diferença já no primeiro emprego. Embora possa vir a fazer alguns anos adiante.

Então, repetindo, as vantagens são todas, desde que não haja, na volta, o imediatismo do ótimo emprego.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: