2013-09-05

'O que um funcionário público deve fazer para conseguir um emprego em empresas privadas?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/09/2013, sobre o que um funcionário público deve fazer para conseguir um emprego em uma empresa privada.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'O que um funcionário público deve fazer para conseguir um emprego em empresas privadas?'

funcionário público trabalhando

Um ouvinte escreve: "Sou engenheiro químico e sempre fui funcionário público. Gostaria de mudar para uma empresa privada e pergunto o que devo fazer. Outro curso superior? Uma pós-graduação? Um intercâmbio?"

Não! Nada disso. Imagino que você esteja receoso de que empresas privadas possam ter restrições de contratação de funcionários públicos, mas isso não é verdade. E se fosse, também não adiantaria você fazer mais cursos.

Permita-me então oferecer algumas explicações a você e a outros ouvintes que também me escreveram sobre essa transição do setor público para o setor privado, sendo que a maioria deles interpretou a falta de oportunidades como preconceito.

Há duas coisas que um funcionário público concursado não precisou enfrentar e que são pão com manteiga nas empresas privadas. A primeira é o círculo de relacionamentos profissionais para conseguir uma indicação para uma vaga. Quem passou em um concurso não precisou desse auxílio.

E a segunda é a habilidade para se conduzir bem em entrevistas de emprego. Concursos públicos não incluem entrevistas pessoais, que nas empresas privadas são uma cerimônia em que um candidato precisa demonstrar a um entrevistador porque deve ser contratado, mesmo tendo todos os pré-requisitos acadêmicos exigidos para o desempenho da função.

Então, respondendo ao nosso ouvinte, ele não precisa de mais cursos. Precisa de quem possa indicá-lo para processos seletivos e precisa começar já a fazer entrevistas, para vagas que não aceitaria de jeito nenhum, apenas para treinar e aprender.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin