2015-02-02

Aprenda a ser Chefe: Empresa grande é um mundo totalmente diferente da familiar - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/02/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", com dicas para quem saiu de uma empresa pequena e familiar para uma empresa de grande porte.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Empresa grande é um mundo totalmente diferente da familiar

empresas grandes

O que acontece quando alguém que trabalha em uma empresa pequena e familiar, daquelas em que as oportunidades de crescimento são nulas porque os cargos de chefia são ocupados por parentes ou amigos de longa data, resolve partir para uma empresa grande?

Duas coisas. As oportunidades de conseguir promoções, de fato, aumentam. Porém, só irão se tornar realidade, se o profissional compreender que não apenas mudou de emprego, mas ingressou em outro mundo, bem diferente do anterior.

Vamos supor que esse profissional seja você. O que você deve esperar?

Comecemos pelo que a empresa grande espera de você. Ela irá querer que você se adapte rapidamente a uma nova cultura, que será bem diversa da cultura da empresa familiar. A primeira coisa que você irá sentir, e que provavelmente deixará você meio frustrado, é que a importância do seu trabalho e a sua importância como profissional irão lhe parecer muito menores.

Na empresa familiar, é possível que um funcionário tenha contato com várias áreas, entenda o funcionamento de todas elas e até possa dar alguns palpites. Na empresa enorme, você deve se concentrar nas tarefas que lhe forem passadas. Antes de tudo, você deve mostrar que pode fazer com eficiência o seu trabalho, antes de se preocupar com o trabalho dos outros.

Além disso, na grande empresa, você encontrará pessoas com enorme ambição, muitas delas. E algumas dessas pessoas não hesitarão em atropelar você. Portanto, seja camarada, seja simpático, seja um bom colega. Mas não seja ingênuo.

E finalmente, agora pensando na ascensão a um novo cargo, preste bastante atenção às pessoas que foram promovidas recentemente. Como elas se comportam e o que elas fizeram, que outras não fizeram? E tente seguir o exemplo dessas pessoas. Porque empresas grandes costumam ser coerentes e os fatores que garantiram as promoções dessa gente são os mesmos que garantirão também a sua.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: