2015-02-24

Aprenda a ser Chefe: Como lidar com um funcionário ansioso com uma promoção? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/02/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", sobre como lidar com um funcionário que está ansioso por uma promoção.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Como lidar com um funcionário ansioso com uma promoção?

ansiedade no trabalho

Antes de chegar a uma chefia, você deve ter vivido seus momentos de tensão, expectativa e frustração. Você se sentia pronto, mas a oportunidade não surgia. E agora, que você se tornou chefe, como você fará para lidar com o caso de um subordinado que vive a mesma situação que você viveu?

Digamos que simplesmente não há como promover esse subordinado eficiente, talvez porque a empresa seja pequena ou talvez porque todas as vagas estejam preenchidas e não há previsão de expansão. Como você vai contornar essa situação?

A primeira coisa a fazer é chamar o funcionário para uma conversa sincera e explicar a ele que o trabalho dele é excelente, que todo mundo gosta dele e que ele, se quiser, ficará na empresa até o dia do juízo final, mas que infelizmente ele terá que permanecer na mesma posição em que está agora.

O resultado dessa conversa pode ser surpreendente, porque há funcionários que preferem um bom ambiente de trabalho a um cargo maior ou a um salário um pouco melhor, ou que dão mais valor à estabilidade e à segurança do que à corrida maluca da carreira profissional. Num caso assim, e eles são menos raros do que muita gente pensa, uma maneira de incentivar o funcionário é pagando cursos para ele, ou dando a ele a responsabilidade de treinar e desenvolver os novos colegas.

Pode ser, porém, que na conversa com o funcionário, ele manifeste a ambição de ter um cargo maior e um salário melhor. Aí, o melhor a fazer é deixá-lo à vontade para procurar outro emprego. Para qualquer chefe, é sempre mais recomendável ter um funcionário bom, mas com vontade de ficar, do que ter um funcionário ótimo, mas com vontade de ir embora.

Para você, como bom chefe que é, será muito melhor ter alguém que daqui há cinco anos vai agradecê-lo pela sua sinceridade, mesmo que essa pessoa esteja em outra empresa, do que ter esse alguém a seu lado, ainda amuado por você ter sido omisso.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: