2015-02-27

Aprenda a ser Chefe: Empresas de dono são difíceis para gestores - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/02/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", sobre como pode ser difícil ser chefe chefe em uma empresa de dono.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Empresas de dono são difíceis para gestores

patrão ganancioso

Você é chefe em uma empresa de dono. E em empresas de dono, como você bem sabe, a lei é ele. Pois bem, já faz algum tempo que o dono resolveu pagar aos funcionários o mínimo que a lei manda pagar. O argumento do dono é que tem muita gente desempregada e portanto a empresa pode economizar nos salários.

À primeira vista parece que ele tem mesmo razão, porque você não tem tido problemas para contratar novos empregados. Mas a questão não é de quantidade, e sim de qualidade.

Os novos admitidos não param no emprego ou faltam muito e conseguem atestados médicos. São funcionários sem muito ânimo, que vivem reclamando de tudo e que não hesitam em pedir a conta quando conseguem uma proposta para ganhar um pouquinho mais.

Conclusão: a rotatividade do seu setor se torna monstruosa. Você não é mais somente um chefe, tornou-se conselheiro, psicólogo, apartador de brigas e outras coisas.

O dono está errado neste caso? Sem dúvida, muito errado. Ele está contrariando todos os preceitos elementares de gestão de pessoal do século 21. E por que, então, ele continua agindo assim? Porque ele está contando o dinheiro que entra no bolso dele. O que os empregados acham ou deixam de achar, não é problema dele. É problema seu. Afinal, você não é o chefe direto deles?

Você se sente meio perdido. É um profissional com boa educação, sensato, sensível, que sempre quis ser chefe, mas não esperava se deparar com uma situação dessas. A pergunta que você precisa responder para você mesmo não é: "Por que o dono age assim?" Porque, qualquer que seja a resposta, ele continuará agindo assim. A pergunta é: "O que você ainda está fazendo aí?"

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: