2015-02-06

Aprenda a ser Chefe: Quem pretende ser chefe deve saber dizer não - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/02/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", sobre a importância de saber dizer "não", para se chegar a um cargo de liderança.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Quem pretende ser chefe deve saber dizer não

dizer não

Logo no começo da minha carreira, eu tive uma conversa informal com um dos diretores da minha empresa, conversa que mudou a minha vida profissional. No meio de nada, meu diretor começou a elogiar um dos meus colegas, dizendo que ele era o tipo do subordinado perfeito. Eu perguntei: por que? E o diretor me respondeu que aquele colega nunca dizia "não" para nada, tanto que até vinha trabalhar todos os sábados sem ganhar e nem pedir hora extra.

Os anos se passaram e aquele colega continuou no mesmo lugar e com o mesmo salário, enquanto alguns de seus pares receberam aumentos ou foram promovidos. Foi quando eu comecei a perceber que nunca dizer "não" a um superior era ótimo, ótimo para o superior.

Quem nunca diz "não" sempre acha um tempo para ajudar os outros, mesmo quando está atolado de trabalho e mesmo que os outros estejam mais coçando do que produzindo.

Quem nunca diz "não" é incapaz de criticar alguém cara a cara. Pelo contrário, tende a concordar com qualquer coisa que ouve para não criar atrito.

Quem nunca diz "não" prefere não reagir quando alguém se apossa de uma ideia sua, sem dar crédito ao verdadeiro autor.

Quem nunca diz "não" começa qualquer conversa se justificando, ou explicando o que não precisa ser explicado. Parece diplomacia, mas na verdade é o receio de desagradar.

Finalmente, gente assim cala, quando surge uma oportunidade de pedir o que qualquer pessoa normal pediria, como um reconhecimento, um aumento ou uma oportunidade. De modo geral, quem nunca diz "não" age como se fosse um figurante de um filme, aquele que aparece sorrindo lá no fundo da cena e que não faria diferença se não aparecesse.

Quem pretende ser chefe precisa aprender a dizer "não", sem explicar porque não, sem se desculpar e sem prometer nada em troca. Na primeira vez, isso requer um enorme esforço, mas é um passo fundamental para se chegar a um cargo de liderança.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: