2015-02-11

Aprenda a ser Chefe: Futuro chefe não deve começar a vida profissional pensando no curto prazo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/02/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", sobre como quem quer ser chefe não deve começar a carreira pensando apenas no curto prazo, e as diferenças entre ter uma carreira e ter um emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Futuro chefe não deve começar a vida profissional pensando no curto prazo

carreira

Quem quer ser chefe não pode começar a vida profissional pensando apenas no curto prazo. Essa será a diferença entre ter um emprego e construir uma carreira.

Um emprego é uma atividade que gera recursos para pagar as contas que vencem ao final de cada mês. Uma carreira é uma série de decisões que um profissional vai tomando ao longo de sua vida profissional para que as contas ao final de cada mês incomodem cada vez menos.

Emprego é uma atividade presente. Carreira é a preparação do futuro.

Um emprego sempre estará na dependência de decisões que são tomadas pela empresa. Uma carreira depende principalmente de decisões pessoais.

Empregos são temporários. Carreiras são permanentes.

Mas não é necessário ficar mudando de empresa para construir uma carreira. Uma carreira pode ser desenvolvida dentro de uma só empresa. Cada mudança de função, que implique em mais responsabilidades e mais salário, é um passo adiante na carreira. Por outro lado, ter trabalhado em várias empresas, mas executando trabalhos semelhantes em todas elas, não é carreira, é uma sequência de empregos encadeados, o que significa que o próximo emprego será muito parecido com o último emprego.

Alguém que esteja fazendo a mesma coisa há cinco ou dez anos, sem alteração de função e salário, tem um emprego. Alguém que esteja trabalhando em uma empresa que não exige o conhecimento de inglês, mas decide estudar inglês, está pensando em uma carreira.

A carreira é uma preparação contínua para o próximo emprego ou para o próximo cargo, que serão melhores do que os atuais, e que podem estar dentro ou fora da empresa atual. De modo geral, quem pensa em emprego, muda de empresa, mas não muda de patamar profissional.

Quem não consegue construir uma carreira, procura emprego. Quem consegue, é procurado. E chegará mais rapidamente a uma posição de chefia.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: